Noxus usa IA para ajudar CUF a gerir reclamações

Estima-se que, com esta solução de inteligência artificial, sejam processadas automaticamente mais de três mil tarefas por mês, com poupança de 600 horas mensais. 

Reportagem AI Hub - 11FEV25
Equipa da Noxus no AIHub da Unicorn Factory Lisboa, em Alvalade.Henrique Casinhas/ECO

A CUF, empresa do Grupo José de Mello, implementou a solução de inteligência artificial (IA) da startup portuguesa Noxus para automatizar o processo de registo de reclamações e elogios. Estima-se que, com esta solução, sejam processadas automaticamente mais de três mil tarefas por mês, gerando com isso uma poupança de 600 horas mensais.

“O projeto com a CUF tem sido um sucesso, permitindo que as equipas libertem tempo para atividades estratégicas e de maior valor. Este resultado positivo abriu portas para novos use cases de inteligência artificial em várias áreas da organização, com um forte enfoque em gerar retorno do investimento rapidamente. O objetivo da Noxus é consolidar-se como a plataforma líder em soluções no-code, capacitando as equipas de TI para implementarem projetos de IA com máxima velocidade e eficiência, sem necessidade de equipas com engenheiros de IA”, afirmou João Pedro Almeida, CEO da Noxus, citado em comunicado.

Implementada pela Noxus, “em apenas dois meses”, a solução alimentada pela tecnologia Gemini da Google, consolida todos os pedidos de reclamações e elogios num único fluxo de trabalho, encaminhando-os para as pessoas responsáveis na organização.

“Através do Reconhecimento Ótico de Carateres (OCR), o sistema converte automaticamente PDF e notas manuscritas em informação digital, reduzindo o tempo de processamento. O Processamento de Linguagem Natural (NLP) permite a análise de texto para a classificação automática de comunicações com clientes”, descreve comunicado.

“Os casos complexos são sinalizados para que o registo gerado tenha revisão humana, assegurando a intervenção apenas onde é imprescindível”, refere ainda.

Com esta solução da Noxus — startup instalada no AIHub da Unicorn Factory Lisboa, em Alvalade –, no prestador de saúde privado, estima-se que serão processados “automaticamente mais de três mil tarefas por mês, permitindo às equipas recuperar, em capacidade de resposta, 600 horas mensais e otimizando, deste modo, o tempo que até então era dedicado à categorização de informação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Noxus usa IA para ajudar CUF a gerir reclamações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião