AD, PS e Chega caem em nova sondagem. Iniciativa Liberal cresce

  • ECO
  • 8 Maio 2025

Na nova sondagem, a AD, PS e Chega caem nas intenções de voto direito dos eleitores ao contrário da IL, CDU e Livre que crescem nesta amostra.

A faltar pouco mais de uma semana para as legislativas, uma sondagem do ISCTE/ICS para o Expresso e a SIC mostra a Aliança Democrática (AD), PS e Chega a caírem ligeiramente, com 12% de indecisos nas intenções de voto para as eleições de 18 de maio. Segundo o jornal Expresso, não há soluções de maioria para formar Governo.

Numa amostra composta por mil eleitores, em que o trabalho de campo foi realizado entre 25 de abril e 5 de maio, este inquérito aponta que a AD sofre uma ligeira descida de dois pontos percentuais de 25% para 23% nas intenções de voto direto (isto é, sem a habitual distribuição de indecisos). O PS cai três pontos percentuais no voto direto de 23% para 20% e o Chega cai dois pontos de 16% para 14%.

Em sentido inverso, a Iniciativa Liberal sobe dois pontos com 4% de intenção de voto à frente dos partidos CDU e Livre que sobem um ponto cada um – para 3% e 2%, respetivamente. O Bloco de Esquerda mantém-se igual com 2%, tal como o PAN, com 1%.

Esta mostra é realizada após o impacto mediático da polémica com as casas de Pedro Nuno Santos, a quem o Ministério Público abriu uma averiguação preventiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AD, PS e Chega caem em nova sondagem. Iniciativa Liberal cresce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião