Grupo de iluminação de Braga cresce 25% na mão de austríacos

Objetivo do grupo de Braga conhecido pelas luzes de Natal e pelos musicais no gelo é desenvolver projetos no Brasil e Norte de África. A aquisição por parte de austríacos no ano passado abriu portas.

Depois de ter sido comprada por uma gigante austríaca no ano passado, a AM Experience by MK Illumination cresceu quase 25%. O grupo minhoto conhecido pelas iluminações de Natal para autarquias e centros comerciais faturou 6,8 milhões de euros em 2024, mais 1,3 milhões que no ano anterior.

“Esta aquisição trouxe-nos estabilidade e foco, sem esquecer o acesso a uma gama de produtos muito mais alargada, até porque a MK Illumination tem 44 escritórios em todo o mundo e opera em 120 países — em termos de desenvolvimento de produto tem milhares de peças no seu catálogo que nós não tínhamos e passamos a ter acesso a esse portefólio”, diz ao ECO, Nuno Barbot, diretor-geral da AM Experience by MK Illumination.

O gestor acrescenta ainda que a aquisição por parte dos austríacos “abriu outras portas” e “permitiu aceder e fechar alguns negócios”, nomeadamente na área dos outlets em Espanha.

No último Natal, executou um total de 94 projetos de iluminação festiva através da divisão AM Festive Lighting. Nesta área, a empresa cresceu 20% em Portugal e 46% em Espanha. “Esta divisão foi no fundo, um gatilho significativo para a MK Illumination ter adquirido a AM Experience o ano passado”, conta Nuno Barbot.

A área da iluminação de Natal é responsável pela maior fatia da faturação da empresa –– quatro milhões de euros, o que representa um crescimento de 30% face a 2023. “O crescimento tem um contribuído muito importante da MK Illumination“, diz o diretor-geral da AM Experience by MK Illumination.

O grupo tem também a AM Live (que cria espetáculos musicais no gelo), que cresceu no ano passado 27%, e a AM Dreams, Fun & Ice (que cria experiências de diversão diferenciadoras e altamente sensoriais).

Nuno Barbot, diretor-geral da AM Experience by MK Illumination.

Com escritórios em Braga e no Porto, a AM Experience by MK Illumination emprega 44 pessoas, enquanto a multinacional austríaca tem 44 escritórios, opera em mais de 120 países, emprega mais de mil pessoas em todo o mundo e faturou 165 milhões de euros em 2023.

Próximo passo é iluminar Brasil e Norte de África

Com presença em Portugal e Espanha, o diretor da AM Experience by MK Illumination acredita que a empresa tem “muito espaço para crescer” no país vizinho, onde está presente desde 2011. Os novos donos já estão a explorar o “desenvolvimento de negócios no Brasil e Norte de África”. A expectativa é desenvolverem projetos no mercado brasileiro no próximo ano e ainda este ano no Norte de África.

“Vários dos nossos clientes têm centros comerciais em Marrocos e temos vindo a dar os primeiros passos neste mercado”, detalha Nuno Barbot, destacando que “isto é possível porque têm a MK com uma capacidade de produção e de logística que sem a qual era muito difícil nós aventurar para estes mercados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo de iluminação de Braga cresce 25% na mão de austríacos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião