Fundación Jiménez Díaz, o hospital de Madrid mais bem avaliado pelos pacientes

  • Servimedia
  • 9 Maio 2025

Obteve a melhor classificação no Serviço de Urgência e classificações muito elevadas em Internamento, Cirurgia de Ambulatório e Consultas Externas.

A Fundación Jiménez Díaz voltou a ser escolhida como o hospital mais bem avaliado da Comunidade de Madrid pelos cidadãos, de acordo com os resultados do Inquérito de Satisfação 2024 publicado pelo Ministério da Saúde Regional.

O centro madrileno gerido pela Quirónsalud lidera o Índice de Satisfação Global (ISG) do grupo de hospitais de alta complexidade, com 91,28 %, mantendo-se assim como líder indiscutível desde 2010 e consolidando a confiança que os pacientes depositaram no seu modelo de atendimento, na sua política de humanização e na redução dos tempos de espera.

A Fundación Jiménez Díaz tem sido o único hospital de alta complexidade de toda a rede pública de Madrid a manter consistentemente pontuações superiores a 91 % neste índice desde o início destas medições. Na edição de 2024, o centro está não só 2,5 pontos percentuais acima da média do conjunto dos hospitais SERMAS (88,7%), mas também 2,1 pontos acima da média do seu próprio grupo de complexidade (89,2%).

Entre as diferentes áreas avaliadas, destaca-se o Serviço de Urgência da Fundación Jiménez Díaz, que foi classificado pelos pacientes com 86,25%, a melhor pontuação no seu grupo de referência e quase 7 pontos acima da média do Sermas. Além disso, 93,13% dos utentes recomendariam este serviço. O Internamento (95 %) e a Cirurgia de Ambulatório (94,41 %) também obtiveram pontuações excelentes, sendo recomendados em 98,13 % e 100 % dos casos, respetivamente. Por seu lado, as Consultas Externas obtêm uma pontuação de 89,44 %, superando a média da Sermas, e têm uma taxa de recomendação de 91,88 %.

Da mesma forma, o Índice de Recomendação Global (IRG) da Fundação situa-se em 95,8%, 1,8 pontos acima da média do conjunto dos Sermas (94%), o que reforça a sua posição como centro de saúde de referência para os madrilenos.

Estes dados refletem não só a qualidade da assistência, mas também uma consistência na excelência: a Fundación Jiménez Díaz continua a destacar-se por ter uma das taxas de reclamação mais baixas do sistema e os tempos de espera mais curtos em listas cirúrgicas, consultas externas e exames de diagnóstico, dentro do seu grupo e também entre todos os hospitais públicos da região.

OUTROS HOSPITAIS

Os outros três hospitais públicos geridos pela Quirónsalud – Hospital Universitario General de Villalba, Hospital Universitario Rey Juan Carlos e Hospital Universitario Infanta Elena – também alcançaram as primeiras posições em termos de satisfação nos seus respectivos grupos de complexidade.

No grupo de média complexidade, o Hospital Universitário Geral de Villalba foi o melhor classificado de todo o SERMAS, com um ISG de 92,86%, superando em mais de 4 pontos a média do sistema de Madrid. Obteve também a melhor classificação do seu grupo em Assistência Ambulatória (91,9%), com um nível de recomendação de 97,48%. O seu serviço de Hospitalização recebe uma pontuação de 95,03 %, enquanto a Cirurgia de Ambulatório atinge 95,65 % e a Urgência, com 88,82 %, está 9,42 pontos acima da média do SERMAS.

O Hospital Universitário Rey Juan Carlos, também no grupo de média complexidade, ocupa o terceiro lugar com um ISG de 91,12%, muito acima da média regional. As avaliações dos pacientes destacam especialmente a Cirurgia de Ambulatório (95,03%), com uma recomendação de 99,36%, e as Consultas de Ambulatório, com 90,57% e recomendadas por 98,11% dos utilizadores. O Serviço de Urgência do hospital tem 83,85%, superando a média do SERMAS em mais de 4 pontos.

Por sua vez, o Hospital Universitário Infanta Elena, no grupo de baixa complexidade, mantém o segundo lugar com um ISG de 90,18 %, destacando-se na área de Internamento, onde é o melhor classificado do seu grupo com 94,41 %, 2,2 pontos acima da média. A Cirurgia de Ambulatório e a Consulta Externa também têm boas classificações (95,03 % e 86,79 %, respetivamente), e o Serviço de Urgência tem 84,47 %, todos eles com elevados níveis de recomendação dos utentes.

Os quatro hospitais públicos geridos pela Quirónsalud destacam-se nos inquéritos de satisfação da Sermas há mais de uma década, ocupando sistematicamente as primeiras posições dos seus respetivos grupos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Jiménez Díaz, o hospital de Madrid mais bem avaliado pelos pacientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião