Cenário de empate técnico na reta final, com AD a cair e PS a disparar
A distribuição dos 19,1% de indecisos põe o melhor resultado do PS (29,4%) acima do pior resultado da Aliança Democrática (28,2%), desfazendo as certezas sobre uma vitória de Luís Montenegro.
Ao 13.º dia da sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias, a TSF, a TVI e a CNN Portugal, a diferença entre a Aliança Democrática (31,5%) e o PS (26,3%) nas intenções de voto encurtou de 8,5 para 5,2 pontos percentuais, o que deixa as duas principais forças políticas em empate técnico a dois dias do final da campanha. Além do crescimento dos socialistas nesta reta final, também o Chega (18,3%) e a Iniciativa Liberal (7%) sobem nas intenções de voto, assim como os indecisos, que ainda são 19,1%.
Fazendo a distribuição de indecisos, a coligação do PSD e do CDS teria entre 28,2% e 34,8% se as eleições fossem agora, enquanto o partido liderado por Pedro Nuno Santos teria entre 23,2% e 29,4%. Ou seja, o melhor resultado do PS (29,4%) está acima do pior resultado da Aliança Democrática (28,2%), o que desfaz a certeza sobre a vitória de Luís Montenegro verificada nas sondagens anteriores.
À esquerda, o Livre continua a liderar, com 4,4% das intenções de voto, mas regista uma queda acentuada de 0,9 pontos percentuais face à sondagem anterior. O Bloco de Esquerda (BE) também piorou e está agora com 2,4%, menos 0,8 pontos percentuais. Já a CDU subiu 0,5 pontos percentuais e alcança 3,7% das preferências dos eleitores inquiridos, ficando à frente dos bloquistas. O PAN mantém-se inalterado nos 1,1%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cenário de empate técnico na reta final, com AD a cair e PS a disparar
{{ noCommentsLabel }}