A medida de Gonçalo Lobo Xavier para o próximo Governo

O ECO pediu a várias personalidades uma medida essencial para o próximo Governo. Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-geral da APED, aposta na literacia europeia e na digitalização.

Proponho duas medidas ao próximo Governo.

Em primeiro lugar, reduzir custos de contexto e acelerar a digitalização com foco na competitividade. As empresas e os cidadãos continuam a ser travados por burocracias obsoletas, processos lentos e falta de interoperabilidade digital entre serviços públicos. Muito já foi feito mas Portugal precisa de um programa robusto de simplificação administrativa aliado a políticas de inovação e digitalização que cheguem à economia real — sobretudo às PME. Reduzir custos de contexto e apostar em tecnologia é condição essencial para criar valor, escalar negócios e atrair investimento e isso faz-se com investimento combinado em infraestruturas, tecnologia e formação e informação de pessoas.

Em segundo, reforçar a literacia europeia entre os jovens. Portugal precisa de uma estratégia nacional de comunicação que explique, de forma acessível e mobilizadora, o valor do projeto europeu — para lá do grande projecto de juventude que é o projecto Erasmus, de mobilidade de estudantes pela Europa. É essencial que os jovens compreendam as oportunidades que o mercado único representa: liberdade de circulação, escala económica, acesso a talento, proteção de direitos e competitividade. Combinado com níveis de investimento que nem sempre são bem percepcionados pelos portugueses (e por outros cidadãos europeus, diga-se).

A Europa é uma garantia de progresso, mas também uma construção que precisa de ser compreendida e defendida. Apostar nesta literacia é investir na coesão e na ambição das novas gerações, sem por em causa a necessidade de a criticar construtivamente. Mas só se deve criticar com conhecimento de causa...

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A medida de Gonçalo Lobo Xavier para o próximo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião