Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral Universitário General de Villalba efetuou 776 operações nos últimos oito anos
O serviço trata quase todas as patologias cirúrgicas do cérebro e da coluna vertebral com técnicas avançadas e uma abordagem multidisciplinar.
O Hospital Universitário Geral de Villalba, hospital público da Comunidade de Madrid, põe à disposição dos seus pacientes um Serviço de Neurocirurgia altamente especializado, que leva à população da Serra de Madrid os últimos avanços em cirurgia do cérebro e da coluna vertebral, nas mãos dos profissionais mais experientes, o que lhe permitiu realizar um total de 776 operações neurocirúrgicas, 153 das quais de urgência.
Dirigido pelo Dr. Julio Albisua Sánchez, este serviço do Hospital Universitário Geral de Villalba oferece um tratamento integral da patologia neurocirúrgica, desde a consulta inicial até à recuperação pós-operatória, no qual são atendidos pacientes pediátricos e adultos, oferecendo uma ampla gama de serviços em neurocirurgia craniana e espinal. Assim, das cerca de 800 intervenções efetuadas nesta área, 588 são cirurgias cranianas e 188 são cirurgias da coluna vertebral.
“O objetivo do nosso centro é oferecer cuidados de qualidade, cobrindo todas as necessidades neurocirúrgicas da população, com o apoio de técnicas modernas e uma abordagem multidisciplinar”, explica o diretor do centro.
No domínio da cirurgia cerebral, que tem vindo a aumentar nos últimos oito anos, de 25 em 2017 para 101 no ano passado, esta unidade ocupa-se da neuro-oncologia geral, incluindo o tratamento de tumores intracranianos e a cirurgia da base do crânio; a neurocirurgia funcional; a neurocirurgia vascular, para o tratamento dos aneurismas cerebrais e das malformações arteriovenosas; os traumatismos cranioencefálicos; e as afeções do líquido cefalorraquidiano, como a malformação de Chiari ou a hidrocefalia.
No que diz respeito à patologia da coluna cervical e lombar, da qual foram realizadas anualmente, desde 2017, uma média de 20 a 25 intervenções, o Serviço de Neurocirurgia do hospital Villalba trata de processos degenerativos, como espondiloartrose, espondilolistese e hérnias discais, fraturas vertebrais, bem como tumores da coluna vertebral e da coluna vertebral.
O responsável por este serviço sublinha que o centro conta com uma equipa multidisciplinar altamente especializada que garante os melhores cuidados médicos, e destaca o elevado nível de formação dos seus profissionais, devido ao volume e complexidade dos casos tratados, combinando a sua atividade com a desenvolvida no Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz. Também é de salientar que o Dr. Albisua presidiu à Sociedade Espanhola de Neurocirurgia Funcional e que outros membros da equipa, como a Dra. Mónica Lara, especialista neste serviço, ocupam cargos relevantes nas principais sociedades científicas da especialidade.
Recorda ainda que o General de Villalba dispõe de instalações de primeiro nível, desde modernos blocos operatórios equipados com sistemas de neuronavegação e microscopia cirúrgica até à monitorização neurofisiológica, que se complementam com os cuidados especializados de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
O modelo de cuidados implementado caracteriza-se por cirurgias programadas que permitem aos pacientes um curto período de hospitalização e um rápido regresso às atividades diárias, tanto nas intervenções cranianas como vertebrais. “Tudo isto graças à utilização de tecnologias avançadas, instalações de primeira classe e à formação contínua da nossa equipa, o que nos permite oferecer resultados cirúrgicos ótimos com tempos de internamento muito curtos”, afirma o chefe do Serviço de Neurocirurgia do hospital.
O processo de tratamento começa com uma avaliação em ambulatório, onde é indicado o tratamento mais adequado após a realização dos exames necessários. Se for necessário efetuar uma intervenção cirúrgica, o doente é submetido a um estudo pré-anestésico em ambulatório e é marcado o internamento para a cirurgia. Após a operação, o doente tem normalmente alta hospitalar no prazo de 48-72 horas, com permanência em observação na UCI se o tipo de cirurgia o exigir.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral Universitário General de Villalba efetuou 776 operações nos últimos oito anos
{{ noCommentsLabel }}