Lince Capital compra 35% de empresa de passeios de barco no Algarve
A entrada da sociedade portuguesa no capital da AlgarExperience foi realizada através do fundo Lince Growth Fund I. O plano é alargar o negócio da operadora turística a mais marinas.

A sociedade portuguesa Lince Capital adquiriu uma participação de 35% na empresa algarvia AlgarExperience – Enjoy the Sea, que organiza passeios turísticos de barco na região sul do país. O investimento foi realizado através do fundo Lince Growth Fund I, mas o valor não foi revelado pelos novos acionistas da operadora turística marítima.
A entrada da gestora de capital de risco na estrutura acionista da AlgarExperience visa dar gás ao plano de expansão para outras marinas do Algarve e para outros mercados. Atualmente, a AlgarExperience trabalha nas marinas de Albufeira e de Vilamoura e prepara-se para alargar a sua presença à Marina de Lagos.
“A operação permitirá consolidar a marca em novos mercados e elevar o posicionamento de Portugal como destino de excelência no turismo náutico”, informa a Lince Capital, liderada por Vasco Pereira Coutinho. Segundo a gestora de venture capital, esta operação significa uma “aposta em ativos nacionais com forte potencial de crescimento e impacto positivo no território”.
O fundador e CEO da AlgarExperience, Pedro Bacalhau, mantém-se como acionista maioritário. “Estamos muito entusiasmados com esta nova etapa da nossa trajetória. A entrada da Lince Capital reforça a nossa confiança no potencial do setor marítimo-turístico e dá um impulso decisivo ao nosso plano de expansão, contribuindo para posicionar Portugal como destino de excelência no turismo náutico”, disse Pedro Bacalhau.
“Acreditamos no potencial do setor marítimo-turístico nacional e identificámos na AlgarExperience uma equipa sólida, com uma visão estratégica clara e alinhada com os valores da Lince Capital. Este investimento é um passo natural na nossa missão de apoiar empresas que combinam inovação, sustentabilidade e crescimento responsável”, comentou Lourenço Mayer, responsável de Growth Funds (Fundos de Crescimento) da Lince Capital.
Fundada em 2006, a AlgarExperience – Enjoy the Sea tem uma frota de sete embarcações principais e cinco de apoio para operar uma dezena de atividades, entre os quais visitas às grutas de Benagil (na fotografia) ou passeios para avistar os golfinhos, segundo o portal Visit Portugal. A sociedade que explora a AlgarExperience (nome comercial) é Várzeamar – Actividades Marítimo-Turísticas S.A., sendo que os últimos dados disponíveis (2023) apontam para vendas na ordem dos 5,34 milhões de euros.
A assessoria desta operação esteve a cargo da sociedade de advogados Uría Menéndez e da consultora PwC.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lince Capital compra 35% de empresa de passeios de barco no Algarve
{{ noCommentsLabel }}