Iberdrola e Telefónica lideram os resultados operacionais do IBEX no primeiro trimestre

  • Servimedia
  • 16 Maio 2025

Confirmam-se como líderes na bolsa espanhola entre as empresas que já apresentaram os seus resultados trimestrais, tendo atingido 4.636 milhões e e 3.014 milhões de euros, respetivamente.

Com a Solaria e a Inditex ainda sem apresentar os seus números, a companhia elétrica repete-se como a empresa com maior lucro operacional do índice espanhol, depois de acumular um Ebitda de 4.643 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior, excluindo os desinvestimentos na geração térmica no ano anterior.

Além disso, a Iberdrola continuou com a sua política de investimento, depois de alcançar um investimento recorde de 17.300 milhões de euros nos últimos doze meses, o que lhe permitiu impulsionar os seus resultados nos primeiros três meses do ano.

“O nosso investimento recorde neste trimestre, juntamente com os investimentos futuros previstos nas redes, demonstra como estamos focados em acelerar a eletrificação para reduzir a dependência energética externa, melhorar a competitividade, impulsionar a indústria local e o emprego, e garantir a estabilidade dos preços”, explicou o presidente da companhia elétrica, Ignacio Sánchez Galán, na apresentação dos resultados.

Telefónica consolida o seu segundo lugar nesta métrica. A teleco alcançou um Ebitda de 3.014 milhões de euros, o que representa um crescimento orgânico de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, nos primeiros resultados com Marc Murtra à frente da companhia.

Este resultado Ebitda foi suportado pelo aumento orgânico das receitas, que cresceram 1,3% no trimestre para 9.221 milhões de euros. A empresa também ratificou os seus objetivos financeiros para o ano, antecipando um crescimento orgânico anual das receitas e do EBITDA em 2025. Também estabeleceu um objetivo de menos de 12,5% de capex, uma geração de caixa semelhante a 2024 e uma redução da alavancagem.

“Os resultados do primeiro trimestre estão em linha com as nossas expectativas, enquanto o fluxo de caixa livre reflete a sazonalidade habitual. Os resultados do Grupo irão melhorar ao longo do ano, em linha com a nossa orientação para 2025. Durante o segundo semestre do ano, apresentaremos as conclusões da revisão estratégica que estamos a realizar”, afirmou o CEO da Telefónica, Emilio Gayo.

A empresa tem estado imersa num processo de revisão estratégica desde a chegada de Marc Murtra à presidência, uma vez que o executivo tem defendido um processo de consolidação no setor. Esta mensagem foi inicialmente bem recebida pelo mercado e levou as ações da empresa a atingirem recentemente máximos não vistos desde 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola e Telefónica lideram os resultados operacionais do IBEX no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião