Grupo Griñó promove a recuperação de recursos e a sustentabilidade com mais de 1,8 milhões de toneladas tratadas por ano

  • Servimedia
  • 16 Maio 2025

O Grupo Griñó, uma referência na gestão e valorização de resíduos, destacou o seu compromisso com a economia circular e a preservação do planeta por ocasião do Dia Mundial da Reciclagem.

A empresa trata mais de 1,8 milhões de toneladas de resíduos por ano, apostando na maximização da recuperação de recursos reutilizáveis e de energia verde.

Em 2024, a produção de biogás do Grupo Griñó gerou cerca de 62 milhões de kWh de energia renovável, evitando a emissão de 273 200 toneladas de CO₂ e contribuindo para reduzir a utilização de combustíveis fósseis. Cerca de 38% desta energia foi utilizada para consumo interno em processos industriais, enquanto 62% foi exportada para a rede. Além disso, 99% da eletricidade adquirida pelo grupo em Espanha é garantidamente de origem renovável.

De acordo com um comunicado, a empresa reutilizou 124 400 m³ de água tratada e pluvial para processos industriais e irrigação de espaços verdes, minimizando a utilização de água potável. Também descontaminou 2 milhões de m² de terrenos pertencentes a terceiros, reforçando o seu compromisso com a recuperação ambiental e a proteção dos ecossistemas.

Através da sua participação em projetos estratégicos de inovação, como o CARMA-H2, Refilpet, AluCSR, Humara e Greyparrot, o Grupo Griñó está empenhado em transformar resíduos em hidrogénio renovável, reciclar fibras de poliéster, otimizar a gaseificação de combustíveis sólidos, conceber instalações de tratamento de resíduos e utilizar a inteligência artificial para maximizar a recuperação de materiais.

O presidente do Griñó Group, Joan Griñó, destacou o compromisso da empresa: “A nossa estratégia não só otimiza a recuperação e a valorização dos materiais, como também minimiza o impacto ambiental global, favorecendo um modelo de produção mais limpo e um desenvolvimento sustentável e circular que coloca a preservação do planeta no centro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Griñó promove a recuperação de recursos e a sustentabilidade com mais de 1,8 milhões de toneladas tratadas por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião