Expo FoodTech 2025 traz 8.527 profissionais a Bilbau e reforça o seu papel como centro de inovação alimentar

  • Servimedia
  • 16 Maio 2025

Food 4 Future - Expo FoodTech 2025 encerrou as suas portas reafirmando a posição de Bilbau como centro internacional de inovação alimentar, reunindo 8.527 gestores e profissionais do setor.

Food 4 Future – Expo FoodTech 2025 encerrou as suas portas reafirmando a posição de Bilbau como centro internacional de inovação alimentar, reunindo 8.527 gestores e profissionais do setor.

Desde a passada terça-feira até hoje, o evento deu a conhecer as últimas soluções tecnológicas que estão a revolucionar as unidades de produção do setor alimentar e das bebidas. Apresentou também as novas propostas em ingredientes e I&D que estão a conduzir o mercado para uma aposta na saúde, funcionalidade e qualidade dos produtos.

A principal feira de foodtech da Europa reuniu 247 empresas expositoras como AgroBank, AZTI, GOe Tech Center, Beckhoff Automation, Basque Food Cluster, Christeyns, CNTA, Cocuus, Eurecat, Ibernova, IFR, Leitat e Tecnalia, que mostraram os desenvolvimentos que realizaram para orientar a indústria alimentar para um modelo mais eficiente, produtivo, sustentável e inteligente. A Expo FoodTech 2025 também recebeu uma delegação da Alemanha, como país convidado, e do Japão, entre outros países, que vieram explorar oportunidades de negócio e descobrir inovações no setor foodtech.

Em simultâneo, o evento acolheu o Food 4 Future World Summit, o maior congresso europeu de inovação alimentar, que contou com a presença de 379 especialistas internacionais de empresas de renome como a PepsiCo, Campofrío, Hijos de Rivera, Delaviuda, Covap, Tutti Food Group, McCain, Angulas Aguinaga, Grupo Nueva Pescanova, Bodegas Eguren Ugarte e Familia Torres. Os líderes traçaram o roteiro para o sector, delineando os principais desafios e oportunidades num contexto marcado pela inflação, a situação geopolítica e as mudanças nos hábitos de um consumidor comprometido com a sustentabilidade, a saúde e a contenção de custos.

Entre os temas mais abordados, a tecnologia foi responsável por grande parte das 125 sessões realizadas no congresso. Neste sentido, foi dada ênfase ao potencial das iniciativas digitais em todos os elos da cadeia agroalimentar, desde o cultivo no campo, à distribuição, à logística e ao usufruto do consumidor. Um ciclo de vida em que os gémeos digitais, a aplicação de IA, a robótica, a automação, a impressão 3D, a análise de dados e outras soluções IoT estão a conduzir a avanços, como se ouviu no fórum.

No domínio da sustentabilidade, as sessões destacaram os esforços e as histórias de sucesso das empresas e cooperativas agro-alimentares na abordagem da descarbonização a partir do interior.

A Expo FoodTech 2025 também abordou outro dos desafios do setor: a retenção e a atração de talentos. A feira acolheu um encontro com responsáveis de recursos humanos de empresas do âmbito tecnológico e agroalimentar, que avaliaram estratégias para fazer deste setor uma área de emprego atrativa.

Paralelamente à feira, a Pick&Pack for Food Industry 2025, a única feira em Espanha sobre embalagem e logística para a indústria alimentar, apresentou as inovações e os casos de sucesso que estão a mudar a embalagem e o mundo da logística.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Expo FoodTech 2025 traz 8.527 profissionais a Bilbau e reforça o seu papel como centro de inovação alimentar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião