‘Apagão’ nos terminais da Bloomberg atrasa leilões de dívida na Europa, incluindo em Portugal
Problemas técnicos nos terminais de informação financeira adiaram leilões de dívida, incluindo um de Bilhetes de Tesouro em Portugal.
A empresa de notícias e dados Bloomberg sofreu esta quarta-feira uma interrupção do serviço de terminais para profissionais financeiros, perturbando várias emissões de obrigações e a atividade dos clientes, noticiou a Reuters, citando vários gestoras da dívida e fontes do mercado.
Em Portugal, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) informou em comunicado que um leilão de duas linhas de Bilhetes de Tesouro que estava agendado para as 10h30 acabou por ser adiado para as 11h30 “devido a problemas técnicos da Bloomberg”, que afetaram de forma generalizada os participantes de mercados.
Os operadores e as fontes do mercado informaram a Reuters que os preços dos ativos em direto e os dados de mercado não estavam a funcionar e os ecrãs estavam vazios.
“Não é possível carregar nada de novo, não é possível atualizar as folhas de cálculo, alguns dos leilões foram adiados”, disse Peter Schaffrik, chefe da macro-estratégia europeia do RBC e utilizador do terminal Bloomberg. A meio da manhã na Europa, duas fontes do mercado disseram que os seus terminais estavam a recuperar lentamente alguma funcionalidade.
A Bloomberg não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
De acordo com o Gabinete de Gestão da Dívida (DMO), um leilão de dívida pública do Reino Unido foi adiada. “Devido a problemas no sistema Bloomberg, a janela de licitação para o leilão desta manhã dos 4% 2031 está a ser alargada”, disse o DMO.
A Suécia adiou o seu leilão de obrigações devido a “problemas técnicos”. “As licitações nos leilões são (…) submetidas eletronicamente através do sistema de leilões da Bloomberg”, referiu o site do gabinete de dívida sueco.
Não ficou imediatamente claro se o atraso de quarta-feira se deveu à falha de energia, adiantou a Reuters.
A União Europeia também adiou uma venda de obrigações em uma hora. Outro utilizador da Bloomberg disse à Reuters que o seu terminal Bloomberg não estava a funcionar, exceto a função de chat, enquanto outro descreveu a situação como um “pesadelo”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
‘Apagão’ nos terminais da Bloomberg atrasa leilões de dívida na Europa, incluindo em Portugal
{{ noCommentsLabel }}