ISDIN celebra 30 anos de campanhas escolares de proteção solar com mais de 7 milhões de crianças sensibilizadas para os riscos do sol
Durante as últimas três décadas, a ISDIN educou mais de sete milhões de estudantes em 15 países e, só em Espanha, este ano espera sensibilizar 300.000 crianças em mais de 2.000 escolas.
A ISDIN está a celebrar 30 anos de sensibilização para a importância da proteção solar nas escolas de todo o mundo através das suas campanhas escolares.
O objetivo da ISDIN é inspirar um futuro sem cancro da pele através da sensibilização para a utilização de protetores solares. “Sabemos que muitos casos de cancro da pele podem ser evitados com bons hábitos adquiridos desde tenra idade e, por esta razão, agimos onde tudo começa, nas escolas”, afirma o diretor do ESG do ISDIN, Ferran Miquel.
A este respeito, Miquel destaca o impacto positivo da fotoproteção, uma vez que “a utilização de um protetor solar adequado durante os primeiros 18 anos de vida pode reduzir em 78% o risco de cancro da pele na idade adulta”. Apesar das provas científicas, apenas três em cada dez crianças em Espanha usam protetor solar durante todo o ano. Além disso, apenas 18% reaplicam o protetor solar de duas em duas horas, como recomendado pelos especialistas. Os momentos de brincadeira ao ar livre, como o recreio ou o intervalo, são responsáveis pelo maior número de lapsos de cuidados com a pele, porque é nessa altura que as crianças passam longos períodos expostas ao sol sem a fotoproteção necessária.
Por este motivo, as campanhas escolares do ISDIN ensinam aos alunos quando se devem proteger, com que frequência se devem proteger, como aplicar os produtos e em que partes do corpo. Tudo isto é feito através de materiais educativos, como vídeos e jogos, amostras de proteção solar, formação prévia para professores e a colaboração de farmacêuticos, dermatologistas, professores, enfermeiros escolares e funcionários do ISDIN. Este ano, mais de 700 profissionais de saúde estão a colaborar com o projeto.
O ISDIN lançou uma nova ferramenta, a UV Tattoo, uma proposta lúdico-pedagógica destinada a ajudar as crianças a compreender a importância da utilização do protetor solar de uma forma tangível e visual. Através de um autocolante inspirado na história dos três porquinhos, as crianças podem experimentar em primeira mão como se manifestam os efeitos do sol. A figura do lobo aparece na tatuagem após a exposição solar, enviando um sinal sobre a necessidade de proteção. Quando o protetor solar é aplicado, o lobo desaparece, reforçando a mensagem de uma forma imediata e compreensível.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ISDIN celebra 30 anos de campanhas escolares de proteção solar com mais de 7 milhões de crianças sensibilizadas para os riscos do sol
{{ noCommentsLabel }}