Hafesa realizou um volume de negócios de 1,5 mil milhões em 2024 e, desde 2018, vendeu mais de 2 mil milhões de litros de combustível a retalhistas no porto de Bilbau

  • Servimedia
  • 20 Maio 2025

Encerrou o ano de 2024 com um volume de negócios de cerca de 1.500 milhões de euros, o que representa um aumento de 60% face ao ano anterior.

O plano de negócios e transformação da Hafesa já inclui a Aletteo, a sua empresa de comercialização de eletricidade, que começou a operar em dezembro de 2024, e a expansão da sua presença e oferta em novas localizações estratégicas. No passado mês de abril, iniciaram-se as obras do novo terminal de hidrocarbonetos do porto exterior de Ferrol, promovido pela Hafesa, que investirá 17 milhões de euros na construção da fábrica da DBA Ferrol Port e prevê que esteja operacional no final de 2026.

A Hafesa também manteve o seu crescimento estratégico no negócio das estações de serviço e a previsão da empresa é ter 80 estações de serviço até 2030, todas num raio de 250 quilómetros das suas instalações de armazenamento.

O maior volume de operações da empresa está centrado na DBA Bilbao Port. Durante os sete anos de atividade da fábrica, a Hafesa demonstrou um desempenho excecional no mercado de combustíveis, vendendo 2.184 milhões de litros de gasolina, gasóleo A e B e biocombustíveis ao mercado retalhista desde 2018 até abril último, apenas no porto de Bilbau.

A fábrica da DBA Bilbao Port tem exigido um investimento contínuo e estratégico por parte da Hafesa, com cerca de 8 milhões de euros destinados a obras de melhoria e expansão de capacidade. Desde o ano passado, o terminal tem um novo parque de tanques com quatro tanques para o armazenamento e distribuição de gasolina e biocombustíveis: dois tanques de 2.280 m³ para gasolina e dois tanques de 2.050 m³ para biodiesel. A instalação tem atualmente uma capacidade de 16 reservatórios e 63 500 m³ de armazenamento numa superfície de 22 000 m².

Por outro lado, foram construídos quatro novos descarregadores multiprodutos para camiões-cisterna no porto de Motril da DBA em 2024; com a inauguração da fábrica de Ocaña, a empresa aumentará a sua capacidade de armazenamento em 10 520 metros cúbicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hafesa realizou um volume de negócios de 1,5 mil milhões em 2024 e, desde 2018, vendeu mais de 2 mil milhões de litros de combustível a retalhistas no porto de Bilbau

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião