Empresa sueca lança a primeira viagem de barco elétrico para atravessar o Estreito de Gibraltar em uma hora

  • Servimedia
  • 21 Maio 2025

O evento contou com a presença do embaixador sueco em Espanha, Per-Arne Hjelmborn.

A primeira viagem de barco elétrico pelo Estreito de Gibraltar, de Sotogrande a Ceuta, teve lugar com o objetivo de avançar para um transporte marítimo sustentável e de complementar e expandir as opções de transporte entre a Europa e África.
Desenvolvido pela empresa sueca Candela, foi concluído em menos de uma hora, demonstrando que a viagem pode ser efetuada de forma mais rápida, mais barata e mais ecológica. Mais concretamente, o barco consumiu menos 90% de energia.

Uma iniciativa que visa promover um planeta mais sustentável e que exemplifica a ambição da Suécia em matéria de mobilidade, que já se reflete em dados como os fornecidos pelo Eurostat: 32% dos transportes na Suécia são alimentados por energias renováveis, em comparação com a média europeia de 9,1%.

Nos últimos dias, várias iniciativas sustentáveis com ADN sueco foram promovidas em diferentes pontos de Espanha. No sábado, 18, o Parque Oeste de Madrid acolheu uma nova paragem do Plogging Tour 2025, uma iniciativa sueca que combina atividade física e recolha de resíduos, e a Feira do Livro de Madrid anunciou o seu compromisso com a sustentabilidade. Mais concretamente, o pavilhão infantil, concebido pela IKEA, inspira-se nas florestas suecas e nos valores sustentáveis.

A sustentabilidade continua a ser um tema de interesse para a sociedade espanhola, como demonstra o estudo da Ipsos “As pessoas e as alterações climáticas”, que analisa as perceções dos riscos da crise climática e conclui que 75% da população espanhola está preocupada com o impacto das alterações climáticas. E os jovens, em particular, apesar de se preocuparem com o ambiente, sublinham a dificuldade de adotar um estilo de vida mais sustentável. Assim, 86,8% dos jovens espanhóis estão muito preocupados com o ambiente, mas 95% consideram complicado mudar o seu modo de vida para se tornarem mais ecológicos, segundo o estudo “Atitudes dos jovens face aos cuidados de saúde e à sustentabilidade ambiental”, elaborado pela Fundação Pfizer e pelo Centro Rainha Sofia da Juventude Fad.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa sueca lança a primeira viagem de barco elétrico para atravessar o Estreito de Gibraltar em uma hora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião