BRANDS' ECO Aumento de milionários beneficia mercado imobiliário de luxo em Portugal
O relatório The Wealth Report revela um notório crescimento de milionários no último ano, que tem vindo a criar oportunidades no mercado português, principalmente no segmento de imobiliário de luxo.
“The Wealth Report – O mercado imobiliário de luxo – Perspetivas globais e o mercado português”, assim foi intitulada a conferência organizada pela Quintela + Penalva I Knight Frank em parceria com a Católica Lisbon School of Business & Economics. O evento, que contou com a presença e a intervenção de diversos especialistas do setor, foi o palco nacional para a apresentação do The Wealth Report, o principal relatório da Knight Frank, parceira da portuguesa Quintela + Penalva desde 2021, que analisa o setor imobiliário e os investimentos no setor do luxo a nível mundial.
Carlos Penalva, sócio-fundador da Quintela + Penalva | Knight Frank, abriu a conferência apresentando a Quintela + Penalva como uma marca 100% portuguesa e, desde sempre, focada no segmento de luxo. Referiu ainda que a associação à Knight Frank, desde 2021, foi mais um passo importante na afirmação do posicionamento da marca no mercado e que, apesar das transformações do setor, conseguiram manter os seus valores “e a missão de garantir um serviço 360º e que acompanha o cliente até à tomada de decisão final, num serviço personalizado, completo e de confiança”.
A apresentação e análise do Wealth Report, feita por o Alex Koch de Gooreynd, partner da Knight Frank, destacou a importância do capital privado no mercado imobiliário e deixou em evidência o crescimento do número de milionários (indivíduos com mais de 10 milhões de dólares em ativos) a nível mundial em 2024 – um aumento de 4,4%, referindo que “a riqueza privada está a transformar o nosso mundo como nunca, criando oportunidades de investimento a nível global”.
“Portugal é hoje um destino de luxo e atrai fortunas pela segurança e qualidade de vida. A parceria com a Quintela + Penalva surgiu naturalmente pois procurámos sempre agências com o mesmo mindset que o nosso, que ofereçam um serviço irrepreensível aos clientes e que sejam verdadeiros especialistas locais nos seus países”, continuou.
Entrando numa análise mais detalhada do relatório, este mostra que a riqueza privada tem um crescimento global que se distribui da seguinte forma: América do Norte (5,2%), Ásia (5%), África (4,7%) e Médio Oriente (2,7%). A Europa registou um crescimento menor na ordem de 1,4%.
Em 2024 surgiram centenas de novos bilionários, cuja idade média, em geral, se situa nos 66 anos, mas se se considerar apenas o setor tecnológico, a média desce para 57 anos. Na distribuição dos géneros, apenas 13% destes bilionários são mulheres, mas analisando a faixa etária abaixo dos 30 anos, esta média sobe para 47%.
As principais áreas de negócio são a indústria transformadora, a tecnologia, as finanças e investimentos, a moda e o retalho, a saúde e alimentação e bebidas. Nas tendências de investimento, o segmento residencial continua a liderar, com 14,3% da procura, seguido a logística (13,2%), as residências de luxo e branded residences (12,1%), os hotéis (11,6%), a saúde (11%) e os data centers (11%).
O evento teve, ainda, dois painéis de debate. O primeiro sobre o tema “O Mercado Imobiliário de Luxo em Portugal”, que contou com a presença de Carlos Penalva, sócio fundador da Quintela + Penalva I Knight Frank, João Cabaça, CEO da VIC Properties, e André Caiado, arquiteto e fundador da Contacto Atlântico. Já o segundo teve como oradores Mónica Seabra Mendes, diretora do Programa Executivo de Gestão do Luxo na Católica Lisbon Business & Economics, Gracinha Viterbo e Miguel Vieira da Rocha, partners da Viterbo Interior Design, Alexandra Cesário, fundadora da Know Concierge e Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela + Penalva I Knight Frank.
De acordo com os dados do Wealth Report, estima-se que 142 mil milionários deverão mudar de país em 2025, sendo que entre os principais fatores que motivam esta mobilidade são a fiscalidade e a estabilidade política, mas principalmente a segurança, considerado o valor mais importante. “A segurança que Portugal oferece é, sem dúvida, um forte atrativo para este segmento de clientes, são pessoas que prezam o conforto e que têm casas em vários países”, sublinhou Alex Koch de Gooreynd.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aumento de milionários beneficia mercado imobiliário de luxo em Portugal
{{ noCommentsLabel }}