Nvidia vai lançar chip mais barato para a China após restrições dos EUA

  • ECO
  • 26 Maio 2025

Restrições do Governo de Trump à exportação do chip H20 motivaram a empresa a produzir novo chip para a China, mas a um preço mais baixo e requisitos de fabrico mais simples.

A Nvidia vai lançar um novo chipset de inteligência artificial (IA) para a China a um preço significativamente mais baixo em comparação com o seu modelo H20, cuja exportação está sujeita a restrições desde abril pela Administração Trump. A empresa norte-americana planeia iniciar a produção em grande escala desta nova tecnologia já em junho, avança a Reuters.

A unidade de processamento gráfico (GPU) do novo chipset fará parte da última geração de processadores de IA de arquitetura Blackwell da Nvidia e deverá ter um preço entre 6.500 e os 8.000 dólares, abaixo dos 10.000 a 12.000 dólares a que vendeu o H20, segundo fontes citadas pela agência noticiosa britânica.

O preço mais baixo reflete as suas especificações mais fracas e requisitos de fabrico mais simples.

Não obstante, um porta-voz da Nvidia disse que a empresa ainda está a avaliar as suas opções “limitadas”. “Até chegarmos a um novo design de produto e recebermos a aprovação do Governo dos EUA, estamos efetivamente excluídos do mercado de data center de 50 mil milhões de dólares da China“, afirmou.

A China continua a ser um grande mercado para a Nvidia, tendo representado 13% das suas vendas no último ano financeiro. É a terceira vez que a tecnológica norte-americana tem que adaptar uma GPU para a segunda maior economia do mundo, após as autoridades dos EUA imporem restrições que visam impedir o desenvolvimento tecnológico chinês.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, a Nvidia também está a desenvolver outro chip de arquitetura Blackwell para a China, que deve começar a ser produzido em setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nvidia vai lançar chip mais barato para a China após restrições dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião