Arábia Saudita e Espanha reforçam a sua cooperação económica, com destaque para o investimento, a energia e as infra-estruturas
Carlos Cuerpo, Ministro da Economia, Comércio e Empresas de Espanha, sublinha o interesse do país em participar nos grandes projetos da Arábia Saudita no âmbito da Visão 2030.
A Arábia Saudita e a Espanha deram um novo impulso às suas relações económicas com o objetivo de expandir a cooperação em áreas estratégicas. O Ministro espanhol da Economia, Comércio e Empresas, Carlos Cuerpo, descreveu a Arábia Saudita como “um parceiro importante” e manifestou a vontade do Governo espanhol de reforçar os laços bilaterais no domínio do investimento, durante uma entrevista aos meios de comunicação social Al Arabiya, no âmbito da sua visita oficial a Riade.
Cuerpo disse que espera “cooperar com a Arábia Saudita nos setores da energia e das infra-estruturas”, sublinhando o interesse da comunidade empresarial espanhola em participar nos projetos de desenvolvimento promovidos pelo país, de acordo com a sua estratégia Visão 2030. De acordo com o ministro, a presença de empresas espanholas na Arábia Saudita tem vindo a aumentar nos últimos anos, apoiada pela assinatura de novos acordos destinados a promover oportunidades de negócio em setores de elevado valor acrescentado.
Para além de destacar a força dos laços comerciais, o Sr. Corps salientou a existência de uma visão partilhada de cooperação internacional, especialmente em iniciativas destinadas ao desenvolvimento global. Durante a sua estadia, agradeceu igualmente o acolhimento recebido pelas autoridades sauditas e sublinhou o clima de entendimento que caracteriza as relações bilaterais entre os dois países.
O programa Visão 2030 está a redefinir o modelo económico da Arábia Saudita com o objetivo de diversificar o crescimento e reduzir a dependência do petróleo. As suas prioridades incluem o aumento das energias renováveis, com um objetivo de 130 gigawatts de capacidade instalada até 2030, e o desenvolvimento de novas infra-estruturas de transportes e de conectividade.
Projetos como a central solar de Sudair, o complexo de hidrogénio verde NEOM e o corredor ferroviário Saudi Landbridge estão a posicionar o país como um ponto focal regional para a inovação e a sustentabilidade. Estes desenvolvimentos criam oportunidades e fomentam a colaboração com empresas internacionais, especialmente as que possuem competências em tecnologia, engenharia e planeamento urbano.
A Espanha, com um tecido empresarial competitivo em mobilidade, energias limpas e engenharia civil, pretende consolidar a sua presença nestes setores estratégicos, oferecendo soluções tecnológicas e modelos de colaboração público-privada. A visita de Carlos Cuerpo reforça esta vontade de colaboração e consolida a aposta de ambos os países numa cooperação baseada em interesses comuns, na inovação e no desenvolvimento sustentável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita e Espanha reforçam a sua cooperação económica, com destaque para o investimento, a energia e as infra-estruturas
{{ noCommentsLabel }}