Barómetro CIP/ISEG aponta para moderação do crescimento no segundo trimestre
Barómetro indica que dados de atividade e de sentimento já conhecidos para abril apontam para uma tendência de moderação do crescimento em termos homólogos entre abril e junho.
O Barómetro de Conjuntura CIP/ISEG aponta para uma moderação de crescimento homólogo no segundo trimestre, assinalando que os indicadores já conhecidos são pouco animadores. No documento divulgado esta quinta-feira indica ainda que irá rever em baixa as previsões para a totalidade do ano.
“Os dados de atividade e de sentimento já conhecidos para abril são compatíveis com tendência de moderação do crescimento em termos homólogos para o segundo trimestre do ano”, refere.
O Barómetro salienta que a contração em cadeia da economia em 0,5% registada no primeiro trimestre e o crescimento de 1,6% em termos homólogos não era antecipada por nenhuma projeção pública e “implicará uma revisão em baixa na projeção de crescimento CIP/ISEG para a totalidade de 2025″.
Em maio de 2025, o Índice de Confiança ISEG, relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo, desceu 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior para 47,2. Em termos homólogos (em relação a maio de 2024), o aumento percentual do índice foi de 11,6%. “Relativamente ao mês anterior, a dispersão das votações dos membros do Painel diminuiu, pelo que aumentou o consenso dos mesmos sobre a evolução da economia portuguesa”, indica.
No Barómetro assinala-se que a evolução do Indicador de Tendência de Atividade Global CIP/ISEG reflete a tendência de estabilização da atividade económica observada em março face a fevereiro. “A atividade nos setores do comércio a retalho e dos serviços manteve a tendência de crescimento homólogo, embora com alguma moderação nos respetivos contributos para evolução do indicador“, refere.
Em sentido contrário, “a produção industrial voltou a apresentar um contributo negativo para a evolução do indicador CIP/ISEG – registo que se mantém desde novembro de 2024″.

Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barómetro CIP/ISEG aponta para moderação do crescimento no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}