Lisboa escapa por uma nesga às quedas na Europa

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 10 Agosto 2017

Relação de perigo entre Washington e Pyongyang assusta investidores na Europa. Principais mercados fecharam no vermelho. Lisboa é exceção.

As bolsas europeias encerraram no vermelho num dia marcado por tensões geopolíticas. Mas Lisboa conseguiu escapar às quedas, ainda que por pouco, graças ao bom desempenho do BCP, EDP Renováveis e Galp.

Os investidores estiveram sob pressão depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter avisado esta quarta-feira Pyongyang de que “é melhor não fazer mais ameaças aos Estados Unidos” ou a resposta será “fogo e fúria como o mundo nunca viu”. E as consequências fizeram-se sentir nos mercados europeus.

O índice de referência na Europa, o STOXX 600, desvalorizou mais de 1%, para 375,76 pontos, refletindo os receios dos investidores relativamente à relação de perigo entre Washington e Pyongyang. O principal índice espanhol, IBEX-35, foi o que mais caiu, ao perder 1,56%, para 10.430,20 pontos.

Lisboa escapa à pressão, mas por uma nesga, valorizando 0,01%, para 5.252,71 pontos, num dia de fraca liquidez face ao período de férias. Ajudaram a este desempenho ligeiramente positivo as subidas do BCP, EDP Renováveis e Galp. No caso do banco, as ações valorizaram 0,64%, para 0,2355 euros, depois de de o Deutsche Bank ter mantido o título entre os seus eleitos. Do lado das descidas, destaque para as ações da EDP e Jerónimo Martins.

“A bolsa nacional demonstrou, tal como ontem, ser menos permeável ao nervosismo dos investidores em relação à situação na Península Coreana”, referiram os analistas do BPI no seu Comentário de Fecho. “Embora o PSI-20 tenha negociado com perdas contidas quase até ao leilão de fecho, não se assistiu a uma espiral de vendas tal como se testemunhou durante alguns períodos da sessão europeia”.

Neste contexto de forte aversão ao risco, os ativos de refúgio como o ouro, que valoriza 0,56%, para 1.284,48 dólares por onça.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa escapa por uma nesga às quedas na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião