5 razões para os bons colaboradores saírem das empresas

  • Miguel Pina Martins
  • 4 Setembro 2017

As empresas nem sempre conseguem reter os melhores colaboradores. Descubra as cinco razões que levam os melhores a saírem.

O que é que leva os melhores colaboradores a saírem das empresas? Identifico, aqui, as cinco razões que, por vezes, são desvalorizadas, mas que acabam por ter consequências negativas na gestão dos recursos humanos.

  1. Porque não é reconhecido o mérito. Por vezes, os colaboradores que são promovidos nas organizações são promovidos não porque têm mérito no seu trabalho, mas porque têm boas relações pessoais dentro da empresa. Este tipo de acontecimento pode deixar pessoas competentes desmotivadas, que são aquelas que fazem as organizações avançar. Ver alguém a ser promovido que cometeu erros muito graves é sempre um factor de desmotivação para quem fez um bom trabalho.
  2. Promessas não são cumpridas. Quando a empresa faz promessas de aumentos futuros, prémios ou novas responsabilidades, elas têm de ser cumpridas para não potenciar frustração aos colaboradores a quem foram feitas promessas. Sem credibilidade, não se consegue atrair talento.
  3. Não têm um líder que os inspire, ensine e desafie. Uma liderança inspiradora e exemplar é um dos factores mais relevantes para reter talento numa organização, e a falta disso também é muito proveitosa a afastar os melhores colaboradores. Ter líderes nos departamentos chave das empresas é fundamental para conseguir reter os melhores.
  4. Não têm poder na organização. O poder para influenciar e mudar dentro de uma organização é um factor determinante para manter uma equipa motivada. Por norma, as pessoas talentosas têm ambição, essa ambição deve ser alimentada para se poder manter as pessoas por muito tempo.
  5. São mal pagos. Será sempre difícil manter pessoas durante muito tempo se forem significativamente mal remuneradas em comparação com o mercado. Além disso, a remuneração funcionará sempre como um balanço: Quanto mais tivermos nos primeiros quatro pontos, menos vamos ter que ter na remuneração e vice-versa.

Nota: Por opção própria, o autor não escrever segundo o novo acordo ortográfico.

  • Miguel Pina Martins
  • Porta Voz Associação de Marcas de Retalho e Restauração / Presidente Science4you

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 razões para os bons colaboradores saírem das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião