Explosão no metro de Londres declarada ataque terrorista pelas autoridades

  • ECO
  • 15 Setembro 2017

O coordenador da brigada anti-terrorismo declarou que o incidente é um ataque terrorista, mas as causas ainda estão por apurar. A polícia está a investigar o acontecimento.

O metro de Londres foi alvo de uma explosão esta sexta-feira, noticia a imprensa internacional. A unidade britânica antiterrorismo está a acompanhar a investigação e já declarou o incidente como “ataque terrorista”, ainda que seja a unidade dos transportes que está a liderar a investigação, avança a Reuters. De acordo com a BBC, a polícia está a investigar o “incidente”. Ainda não são conhecidas as causas da explosão que ocorreu uma carruagem na estação de Parsons Green. Para já, contam-se 18 pessoas hospitalizadas na sequência do ataque.

“Neil Basu, o coordenador senior nacional da brigada anti-terrorismo, declarou o incidente como sendo um ataque terrorista.”, afirmou a Polícia Metropolitana à Reuters. Segundo o relato de uma das suas jornalistas, a BBC fala em passageiros com escoriações, queimaduras na cara e de pessoas em pânico a tentar sair da estação.

Dezoito pessoas foram transportadas até ao hospital pelo Serviço de Ambulância de Londres. Natasha Willis, a diretora de operações, diz estar a rabalhar em conjunto com as restantes autoridades envolvidas para que as vítimas do incidente tenham “ajuda médica tão rápido quanto possível”.

Uma fotografia colocada nas redes sociais mostra um balde branco dentro de um saco de supermercado, mas não parece haver danos extensivos, avança ainda a BBC.

De acordo com a Bloomberg, a circulação foi cortada na linha afetada (District Line). O incidente ocorreu às 7h21 da manhã de sexta-feira.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, expressou a sua solidariedade para com as pessoas feridas numa explosão na estação de metro de Parsons Green. “Os meus pensamentos estão com as pessoas feridas em Parsons Green e com os serviços de emergência que respondem a este ato terrorista”, declarou May, que preside ao início da tarde a uma reunião urgente do seu gabinete de segurança (Cobra).

(notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Explosão no metro de Londres declarada ataque terrorista pelas autoridades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião