7 praias românticas para descobrir este outono

  • ECO + Via Verde
  • 30 Outubro 2017

De Caminha a Albufeira, descubra as praias perfeitas para apreciar o sossego e as temperaturas ainda amenas desta estação.

Agora que o verão acabou e a tranquilidade voltou às praias, elas são o local perfeito para longos passeios à beira-mar.

1. Praia de Moledo

Do lado português, com os olhos postos em Espanha. A Praia de Moledo é considerada por muitos uma das mais belas do país e nem o vento que por vezes fustiga a região impede que seja uma das mais concorridas.

A Mata do Camarido, mesmo ao lado, e o Forte da Ínsua, erguido numa pequena ilha rochosa, acompanham o extenso areal e dão ainda mais graça a este local.

2. Foz do Arelho

A Foz do Arelho é uma conhecida estância balnear do Oeste. Mas por estes dias impera por lá o sossego. Dividida entre as águas calmas da Lagoa de Óbidos e as ondas do mar, é perfeita para um passeio na praia.

Em dias de bom tempo, a paisagem estende-se até às Berlengas e a areia convida a estender a toalha e a apreciar o sol de outono.

3. Praia do Ribeiro do Cavalo

Apesar de ser já conhecida por muitos, o acesso difícil à Praia do Ribeiro do Cavalo fazem com que a frequência da mesma seja limitada. A partir do porto de abrigo de Sesimbra terá que seguir por uma estrada de terra batida e, no fim desta, ainda percorrer um trilho pedestre, de cerca de 15-20 minutos, até chegar a este pequeno paraíso.

Aqui encontra uma praia selvagem, caraterizada por um grande rochedo que se assemelha à cabeça de cavalo e que deu nome ao local. Por muita vontade que tenha em colocar os pés na areia, recomenda-se que tome todas as precauções ao fazer a descida íngreme que leva até lá.

4. Praia da Comporta

Praia da moda no verão, a Comporta não deixa de ter os seus encantos no outono. A localização não podia ser melhor: junto à Reserva Natural do Estuário do Tejo e gozando de uma vista única sobre a Serra da Arrábida.

O areal é de perder de vista e pode percorrê-lo num dia mais ameno, com os sapatos na mão e os pés à beira da água.

5. Praia de Odeceixe

Já foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria Praias, e não é para menos. Odeceixe goza de grande beleza natural e, findo o verão, é o local ideal para bonitos passeios junto ao Atlântico ou perto da Ribeira de Seixe.

As bonitas arribas de xisto e a fauna e a flora locais merecem um olhar mais atento sobre todo o ambiente que rodeia este areal.

6. Praia do Castelejo

A 4 km de Vila do Bispo, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia do Castelejo encanta com as suas arribas de xisto e areia dourada.

O som do mar agitado que quase sempre encontra por ali dá mote a um passeio romântico. O areal não é grande, por isso a caminhada será breve. Mas vale a pena estender a toalha e apreciar toda aquela beleza selvagem.

7. Praia da Falésia

Localizada em Albufeira, a Praia da Falésia apresenta um extenso areal emoldurado por arribas alaranjadas que se alongam até Vilamoura.

No topo da falésia encontra um bosque com diversos trilhos que acompanham a linha de costa e convidam a caminhadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

7 praias românticas para descobrir este outono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião