Desemprego cai para 8,8% em agosto e INE antecipa nova queda em setembro

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 30 Outubro 2017

Taxa recuou uma décima em agosto. E em setembro, o desemprego deverá ter diminuído novamente, estima o INE. Mas os dados pioraram entre os jovens.

A taxa de desemprego caiu em agosto para 8,8%. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira melhoram face à estimativa provisória avançada no mês passado. Para setembro, o INE projeta novo recuo para 8,6%.

Em agosto, o desemprego recuou uma décima face a julho, situando-se nos 8,8%. É preciso recuar a julho de 2008 para encontrar um número mais baixo (8,7%). A taxa também representa uma melhoria face ao valor que tinha sido inicialmente estimado, já que o Instituto apontava para um estabilização da taxa nos 8,9%.

Desemprego recuou em agosto

Fonte: INE Nota: valores ajustados de sazonalidade; dado provisório para setembro

Em causa estão 451,7 mil desempregados, menos 1,5% em relação ao mês anterior. Já a população empregada aumentou 0,1%, avançam os dados ajustados de sazonalidade.

Para setembro, o INE estima provisoriamente nova descida da taxa de desemprego, para 8,6%. O valor final será confirmado no destaque a publicar no próximo mês.

Desemprego jovem aumenta

Ainda que desemprego tenha caído no conjunto da população ativa, os dados pioraram quando a análise incide sobre os jovens.

Em agosto, a taxa de desemprego entre os 15 e os 24 anos subiu 1,6 pontos percentuais, para 24,8%. E em setembro terá aumentado novamente para 25,7%.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego cai para 8,8% em agosto e INE antecipa nova queda em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião