Varsóvia #ImaginationDay – parte 1
A comunidade publicitária e de marketing de toda a Polónia reúne-se naquilo a que chamam o Imagination Day. Um evento local, apoiado pelos Cannes Lions.
Cheguei há três dias à Polónia e ainda não me deixei de martirizar pelo preconceito e ignorância que tinha relativamente a este país. Varsóvia é hoje não só o centro económico de toda esta região, mas também uma das mais pujantes capitais que já tive oportunidade de visitar.
A “Old Town”, que afinal não é assim tão velha, visto ser uma réplica da verdadeira cidade antiga completamente destruída na 2ª guerra mundial, contrasta como uma cidade nova absolutamente efervescente. Quando saímos do aeroporto e nos deslocamos de Uber até ao centro, deixamo-nos facilmente impressionar pela quantidade imensa de enormes arranha-céus, que albergam consultoras como a KPMG e a EY, e empresas multinacionais como a KIA Motors e a Metlife.
Neste novo Leste tudo é grande, moderno e novo. A quantidade de construções é absolutamente fenomenal. Por todo lado há gruas e operários da construção civil, que mesmo perante os termómetros prestes a virarem para temperaturas negativas, não desanimam e continuam a sua incansável demanda. As ruas estão absolutamente cheias de escritórios envidraçados, lobbys modernos de prédios de habitação, restaurantes de fazerem corar a nossa baixa lisboeta e pessoas bem-vestidas que facilmente imaginamos estarem a caminhar para o trabalho numa qualquer empresa de inovação.
O propósito desta visita não podia ser melhor. Amanhã a comunidade publicitária e de marketing de toda a Polónia reúne-se naquilo a que chamam o Imagination Day. Um evento local, apoiado pelos Cannes Lions, que traz a Varsóvia todos os anos a elite mundial do setor, para um dia absolutamente recheado de conferências. Se tiverem curiosidade sobre o que estão a perder, por favor vejam aqui o site do evento.
O convite para fazer esta viagem veio da organização do evento e foi motivado pelo Alessandro Beda, um publicitário experiente como uma carreira bem alicerçada no Brasil, Portugal e Polónia. Um publicitário, que tal como muitos outros, abandonou recentemente o mundo das agências para abraçar o desafio de ser o Head of Digital da consultora PwC em Varsóvia.
As conferências ainda não começaram e já tive a oportunidade de aprender muito sobre o mercado publicitário internacional. De facto, deveria haver uma qualquer regra que obrigasse os publicitários a ausentarem-se das suas agências, durante duas ou três semanas por ano, e a viajarem para eventos de publicidade pelo mundo fora.
Sinceramente, tenho muita dificuldade em entender publicitários que vivem fechados na redoma do seu próprio país e da sua agência. Preocupados em serem os melhores da sua rua, da sua cidade, ou do seu país, mas sem a capacidade e a humildade de perceberem o que se passa lá fora. É só por isso que continuam com o discurso de que “está tudo igual ao que era”.
O mundo na publicidade está a mudar com uma rapidez alucinante. É por isso que uma das duas conferências que aguardo com mais expectativa é a da Ellen Kiss, Head of Digital Marketing and Innovation do banco brasileiro Itaú. Um dos poucos casos de uma profissional que transitou do mundo das agências de design para o cliente e que lidera a transformação de uma das maiores empresas da América Latina.
A outra conferência que aguardo ansiosamente é a da Cláudia Niemeyer, Group Director da Fjord em São Paulo. Uma agência absolutamente fascinante, adquirida pela Accenture Interactive, que junta a expertise em Design Thinking com o Data, de forma a criar novas experiências para os consumidores.
Amanhã prometo voltar, com novidades sobre o que vi e ouvi. Dizem que vai nevar, sinceramente, espero bem que sim.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Varsóvia #ImaginationDay – parte 1
{{ noCommentsLabel }}