Portugal produziu menos carros em agosto

  • Lusa
  • 12 Setembro 2016

Foram fabricados 2.768 veículos no mês de agosto, menos 36% do que no mesmo mês do ano passado. Queda na produção de ligeiros de passageiros foi determinante.

A produção automóvel em Portugal caiu 36% em agosto, face ao mês homólogo de 2015, e ficou em 2.768 veículos, anunciou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). A descida foi determinada pela queda no fabrico de automóveis ligeiros de passageiros (-61,7%), para 1.056 unidades, dado que se verificou um crescimento na produção de veículos comerciais ligeiros (+6,8%), para 1.590 unidades, em termos homólogos, refere a associação em comunicado.

A produção de veículos comerciais pesados contrariou também a queda, ao registar um crescimento de 52,5%, para 122 unidades, face a igual mês de 2015. Do total de veículos produzidos no mês passado, 2.561 destinaram-se à exportação, o que corresponde a 92,5% da produção nacional. As exportações registaram uma descida de 9,9% em julho, face ao mesmo mês do ano anterior, indica a ACAP no comunicado.

A ACAP referiu ainda que se registou em agosto uma queda de 39,2% nas exportações em relação a igual mês de 2015. Nos primeiros oito meses de 2016, foram produzidos em Portugal 97.159 veículos automóveis, menos 9,5% do que no mesmo período do ano anterior, e foram exportados 92.107 veículos, o que correspondeu a uma redução de 10,8%.

Por regiões, as exportações foram sobretudo para a Europa (91,1%), seguindo-se a Ásia (6,4%), com a China a dominar a região com 5,3% do total. A África, por sua vez, adquiriu 2% das exportações nacionais. Por países, a Alemanha com 24,1% do total, liderou os principais mercados de exportação até agosto, seguida da Espanha (16,9%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal produziu menos carros em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião