Trump ou Clinton? Três ferramentas para decidir quem apoiar
Tem sido difícil para si acompanhar tudo o que está a acontecer nas eleições norte-americanas? Nós percebemos. Queremos ajudar: veja estas três ferramentas.
As eleições americanas são, desde raiz, difíceis de perceber: o facto de haver estados que têm mais poder de decisão que outros, de os eleitores não votarem no candidato, mas sim num colégio eleitoral, o sistema bipartidário que corta oportunidades tanto aos candidatos como aos eleitores, entre tantas outras características…
No entanto, estamos a dias de uma das decisões mais importantes nos EUA. Apenas um dos quatro candidatos pode ser o próximo presidente da maior economia do mundo e ocupar uma das posições mais prestigiantes — e difíceis — de todas. Sabemos que ainda tem muitas dúvidas e preocupações, portanto deixamos-lhe aqui algumas ferramentas para essas se dissipem a tempo.
Qual deles propõe o que eu defendo?
É verdade que não vai votar, mas a escolha de um candidato favorito não tem de ser só feita por aqueles que vão às urnas na terça-feira. Se ainda não sabe bem quais as medidas defendidas por cada um dos candidatos, ou se existem algumas que ficaram confusas, o Project Vote Smart ajuda-o. Composto por duas plataformas, a VoteEasy e a Political Galaxy, o projeto fez a filtragem das tomadas de posição dos políticos americanos e agregou-as de duas formas.
Na plataforma VoteEasy são apresentados os diversos temas que estão em questão nesta eleição, desde o aborto à segurança social, passando pelas armas e pela imigração. Cada um é composto por uma pergunta chave e por uma escala de importância. À medida que vai respondendo às questões, a plataforma vai calculando a percentagem de aproximação a cada candidato — e aproximando literalmente os candidatos com animações.
Se não quiser responder a todas as perguntas, basta carregar num candidato e tem acesso a todas as posições assumidas, bem como as dos seus vice-presidentes. É também apresentado o nível de “coragem” de cada candidato, medido pela quantidade de questões fraturantes respondidas por ele.
Na Political Galaxy estão disponíveis, por político — incluindo senadores, membros do congresso, etc. — e por tema, todos os votos no congresso, posições assumidas, discursos, apoios e financiamentos. Vale a pena explorar.
E dados interativos atualizados? Veja estes
O portal FiveThirtyEight, propriedade da ESPN, lançou um projeto dedicado às previsões para esta eleição. Através da utilização de três modelos, previsão a partir de sondagens, previsão a partir de sondagem e fatores externos, como a economia e os dados históricos, e previsão se fosse hoje a eleição, apresenta-nos diversas infografias interativas.
Este mostra-nos não só a probabilidade de vencer, tanto a nível nacional como em cada um dos estados, e a quantidade de votos para o colégio eleitoral, mas também as diferenças nos números ao longo da campanha, a especificação por estado e a previsão de acontecimento dos mais diversos cenários — dos mais prováveis ao mais bizarros.
Não tenho tempo para andar sempre a ver isto!
Tem Facebook? O New York Times lançou um bot dedicado a estas eleições que cada manhã lhe envia as sondagens mais fresquinhas e no final do dia um resumo do que aconteceu e das implicações que isso trará para a campanha. Este último é redigido por Nick Confessore, repórter da secção de política. Para começar a receber é só aceder ao site e iniciar sessão com o Facebook Messenger. Além disto, pode contactar o bot a qualquer hora do dia para ter acesso às notícias e dados mais recentes.
Não tem Facebook mas é um Twitter Addicted? O The Economist também tem um bot nas Direct Messages da rede dos 140 carateres que, embora não seja exclusivamente dedicado às eleições, lhe envia as notícias mais recentes. Este não é automático e é muito mais lento do que o do New York Times, mas estabelece-se como uma boa ferramenta a utilizar para além do dia 8. Para subscrever é só clicar aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump ou Clinton? Três ferramentas para decidir quem apoiar
{{ noCommentsLabel }}