Qual é o país mais rico do mundo? E o dinheiro traz felicidade?
No país mais rico do mundo, o PIB per capita são 120 mil dólares. No mais pobre, este indicador de riqueza é de apenas 246 dólares. Mas ter mais dinheiro traz felicidade?
Qual é a melhor forma de medir a riqueza e a prosperidade de um país? O indicador mais utilizado é o PIB (Produto Interno Bruto) que é uma soma do valor dos bens e serviços finais produzidos numa economia durante um determinado período. Para ser mais preciso, o PIB per capita que, além da produção, também leva em conta a população, evitando leituras distorcidas da realidade. Por exemplo, a China tem um PIB maior do que a Suécia, mas o país nórdico tem um PIB per capita (58.345 dólares) bastante superior ao dos chineses (10.088 dólares).
Mesmo assim, o PIB per capita também é alvo de muitas críticas como indicador para medir o bem-estar de uma população, já que não tem em conta variáveis importantes como a distribuição da riqueza, a poluição, a saúde, a cultura e até a felicidade. O conceito de Felicidade Interna Bruta foi inventado pelo rei do Butão, em 1972.
O banco Credit Suisse, por exemplo, sugere uma série de indicadores alternativos ao PIB e ao PIB per capita:
- O Produto Nacional Sustentável
- O Indicador de Progresso Genuíno
- A Poupança Líquida Ajustada
- O Índice de Desenvolvimento Humano e Inclusão
- E, finalmente, o tal Índice da Felicidade.
Não havendo um consenso alternativo, quase todos os países do mundo e as grandes organizações internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), continuam a usar o tradicional PIB per capita.
PIB per capita, a preços correntes, em dólares, em 2018
Este mapa permite facilmente perceber onde é que, geograficamente, se concentram os países mais ricos e os mais pobres do mundo. No topo do ranking dos países mais ricos aparece um dos mais pequenos do mundo, o Luxemburgo. O país, para onde muito portugueses emigraram, regista um PIB per capita de 120 mil dólares.
Seguem-se na lista do FMI, a Suíça, a Islândia, a região administrativa de Macau, a Noruega e a Irlanda, todos com um PIB per capita acima dos 80 mil dólares/ano.
E Portugal? Neste ranking, o nosso país aparece no lugar 41, com um PIB per capita de 24.237 dólares, atrás do Bahrein e à frente da República Checa.
No extremo mais pobre da tabela, o mais pobre de todos é a República do Sudão do Sul, um dos países mais recentes do mundo, fundado a 9 de julho de 2011. Está mergulhado em guerras e, apesar das reservas de petróleo, o PIB per capita é de apenas 246 dólares.
No top 10 dos mais pobres, o continente africano coloca nove países e o Iémen, no sudoeste da Península da Arábia, completa a lista.
E, se em vez do Produto Interno Bruto, ordenássemos os países em função da Felicidade Interna Bruta? O rei do Butão não foi o único a pensar em alternativas para medir o bem-estar da população. O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy também constituiu uma comissão de peritos, que integrava dois prémios Nobel, para estudar novas formas de medir a prosperidade de um país, para além do aritmético e tradicional PIB.
O índice da felicidade, medido pelo World Happiness Report, calcula que grande parte (75%) da felicidade de uma nação mede-se com base em seis variáveis (sendo que as primeiras três têm maior ponderação):
- o PIB per capita,
- a esperança média de vida,
- apoios sociais,
- confiança (nas empresas e nos governos),
- liberdade individual,
- e, generosidade.
Esta fórmula matemática mostra que a riqueza não traz felicidade mas… ajuda bastante (desde que complementada por outros fatores sociais). Quatro dos 10 países mais ricos do mundo (Noruega, Dinamarca, Islândia e Suíça) são também os mais felizes. Nesta lista do World Happiness Report, Portugal aparece no lugar 77, numa lista que termina com o Sudão do Sul, a República Centro Africana e o Burundi, como os menos felizes.
Quanto custa produzir uma bola de Berlim? Os portugueses bebem muita cerveja? Quanto ganha um motorista da Uber? E um presidente de junta? A quem é que Portugal deve mais dinheiro? 31 dias e 31 perguntas. Durante o verão, o ECO preparou a “Sabia que…”, uma rubrica diária para dar 31 respostas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Qual é o país mais rico do mundo? E o dinheiro traz felicidade?
{{ noCommentsLabel }}