Acusação no e-Toupeira leva Benfica a afundar 10%

Numa sessão negativa para a bolsa nacional, com a energia a pesar, as atenções centram-se na forte queda das ações do Benfica depois da acusação do Ministério Público.

Lisboa está novamente em queda. A praça portuguesa recua pela sétima sessão consecutiva, seguindo a tendência das restantes praças europeia, penalizada pela desvalorização dos títulos do setor energético. No PSI-20 é a EDP Renováveis que se destaca, mas fora do índice principal é o Benfica que centra atenções. Cai quase 10%.

O Ministério Público acusou dois funcionários judiciais, a SAD do Benfica e um seu colaborador de vários crimes, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática, no caso “e-toupeira”. Este processo, que pode afastar o clube das competições até três anos, está a levar as ações da SAD a caírem 9,46% para os 2,01 euros.

Benfica afunda em bolsa

Com esta queda acentuada, o Benfica lidera as quedas entre as cotadas portuguesas num dia em que são poucos os títulos que negoceiam no “verde”. A grande maioria das empresas está a perder valor, levando o PSI-20 a recuar 0,17% para os 5.359,17 pontos. Na Europa, a tendência é idêntica. O Stoxx 600 cai 0,3%.

A liderar as quedas no PSI-20 está a Semapa, que recua 1,49%, mas é a EDP Renováveis que mais pesa no comportamento do índice de referência da bolsa portuguesa. A empresa de energias verdes cede 0,53% para 8,40 euros, enquanto a EDP, que vai avançar para tribunal contra o Estado por causa dos CMEC, recua 0,51% para 3,313 euros.

A Galp Energia também cede, mas bastante menos (0,2%), assim como a Jerónimo Martins. A Mota-Engil, que afundou na sessão anterior, segue em queda, mas recua apenas 0,41% para 2,42 euros.

Só três cotadas escapam à tendência. A Corticeira Amorim destaca-se nos ganhos, somando 0,71% para 11,30 euros, seguida da Nos e da Navigator com ganhos de 0,25% e 0,14%, respetivamente.

(Notícia atualizada às 8h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acusação no e-Toupeira leva Benfica a afundar 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião