Nova vaga de apoio à qualificação das PME nacionais
As candidaturas reforçar as capacidades de organização e gestão das PME poderão ser apresentadas até ao próximo dia 28 de setembro, tendo como limite mínimo de despesa elegível 25 mil euros.
No passado dia 3 de agosto, teve início um novo concurso destinado a reforçar as capacidades de organização e gestão das Pequenas e Médias Empresas (PME). Este concurso disponibiliza uma verba de 29,5 milhões de euros para financiar os projetos individuais de qualificação de PME que concorram para o aumento da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global, nos seguintes domínios: (1) Inovação organização e gestão; (2) Economia digital e tecnologias de informação e comunicação; (2) criação de marcas e design; (3) Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos; (4) Proteção de propriedade industrial; (5) Qualidade; (6) Transferência de conhecimento; (7) Distribuição e logística e (8) Eco-inovação.
As candidaturas poderão ser apresentadas até ao próximo dia 28 de setembro, tendo como limite mínimo de despesa elegível 25 mil euros.
No âmbito dos projetos são elegíveis despesas com equipamentos e software destinado à implementação de novos métodos organizacionais; aquisição de serviços de certificação, realização de testes e ensaios em laboratórios, conceção e registo associados à criação de novas marcas; adesão e subscrição inicial a plataformas eletrónicas; criação, publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos; e custos com o registo da propriedade industrial. Adicionalmente, são ainda elegíveis despesas com a contratação de dois novos quadros técnicos diretamente relacionados com o projeto.
O incentivo a fundo perdido a conceder no âmbito deste concurso é calculado aplicando às despesas elegíveis referidas uma taxa de 45%, com exceção dos projetos localizados na Região de Lisboa. No caso destes últimos, o incentivo é determinado considerando uma taxa de 40%.
Sendo o reforço da qualificação das empresas, fundamental para alimentar o seu crescimento e o seu nos mercados externos, as PME com projeto enquadráveis não devem, pois, deixar de aproveitar este incentivo, cuja data prevista para comunicação da proposta de decisão de financiamento dos projetos está agendada para 8 de janeiro de 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova vaga de apoio à qualificação das PME nacionais
{{ noCommentsLabel }}