Bolsa de Lisboa arranca a semana na linha de água

  • Marta Santos Silva
  • 17 Setembro 2018

Enquanto a Jerónimo Martins e a EDP Renováveis avançavam à hora de abertura, o BCP e a Galp pesavam no índice de referência nacional esta segunda-feira. Na Europa, as bolsas também abriam com perdas.

O índice de referência nacional começa esta semana com perdas ligeiras — à hora de abertura, havia quase um número equivalente de cotadas no vermelho e no verde, com pesos pesados como a Jerónimo Martins do lado dos ganhos mas com empresas como o BCP a pesar no lado da desvalorização.

É uma tendência que esta segunda-feira se vê um pouco por todas as praças europeias: o índice europeu Stoxx 600 perdia 0,1% na abertura, pressionado por perdas nas bolsas de Frankfurt e Londres. A insegurança dos investidores deve-se em parte ao anúncio de novas tarifas norte-americanas sobre bens chineses — mais uma jogada numa guerra comercial que tem assombrado as bolsas desde o princípio do verão.

Em Lisboa, o PSI-20 negociava a perder 0,11%, pressionado pelas perdas da Galp, que caía meio por cento, e também da Mota Engil. A construtora perdia 0,23% para os 2,13 euros à hora de abertura.

Do lado dos ganhos, a EDP subia 0,06% para os 3,24 euros por título enquanto a Jerónimo Martins mostrava ganhos igualmente modestos: 0,08% para os 12,9 euros.

Quem mais se mexia era a Pharol, a ganhar mais do que 1% após ter, na semana passada, sofrido algumas perdas relacionadas com a sua decisão de avançar para a capitalização. A EDP Renováveis ganhava 0,96%, chegando aos 8,94 euros por título.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa arranca a semana na linha de água

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião