Vale Indústria 4.0 ao serviço da transformação digital das PME

A Indústria 4.0 não é uma moda, mas sim uma realidade que está a mudar a forma como as empresas lidam com o desenvolvimento de produtos e serviços.

O que têm em comum expressões como inteligência artificial, realidade aumentada, produção aditiva, impressão 3D ou big data? O que une estas buzzwords? Todas elas corporizam algumas das principais prioridades da Indústria 4.0, uma iniciativa que pretende fomentar a transformação digital das empresas.

A quarta revolução industrial, alavancada pelas inovações físicas, digitais e biológicas, com consumidores cada vez mais conectados e informados, está a gerar uma nova mudança na economia, que terá, garantidamente, grandes implicações em todos os setores de atividade.

A cerca de dois anos do fim do período de implementação do Portugal 2020, importa acelerar e estimular a procura pelos instrumentos de financiamento que incidem sobre a modernização e inovação dos produtos, serviços e modelos de negócio das PME.

A Indústria 4.0 procura fomentar a investigação e desenvolvimento em sistemas ciber-físicos, virtualização e simulação, inteligência artificial, digitalização, realidade aumentada e wearables, nanotecnologia e materiais avançados. Por outro lado, procura apoiar projetos de inovação produtiva em áreas muito diversas como a conectividade, os processos produtivos inteligentes, a produção aditiva, as máquinas inteligentes, os materiais avançados, as operações modulares, a impressão 3D ou os robôs autónomos.

É neste contexto que surge o Aviso Vale Indústria 4.0, que visa promover a capacidade de definição de uma estratégia tecnológica própria por parte das empresas, alinhada com os princípios da Indústria 4.0, com o objetivo de melhorar a competitividade do tecido empresarial nacional.

Por forma a concretizar este desígnio, foi lançado, em janeiro de 2017, o processo de acreditação de entidades para prestação de serviços de inovação no âmbito da Indústria 4.0, para certificar as competências dos prestadores de serviços. Posteriormente, em agosto de 2017, foi lançado o primeiro Aviso Vale Indústria 4.0, ao qual se candidatam cerca de 1.400 empresas.

Ao disponibilizar às PME um instrumento de apoio à transformação digital, o Vale Indústria 4.0 apoia a elaboração de um diagnóstico nas PME que produza um conjunto de recomendações para definir um plano de ação para a digitalização dos processos.

Ao promover uma estratégia tecnológica própria, o Vale Indústria 4.0 apoia projetos individuais das PME, durante um período máximo de 12 meses, que visem a aquisição de serviços de consultoria para diagnóstico da situação atual e identificação de uma estratégia conducente à adoção de tecnologias e processos enquadrados com o comércio eletrónico e outros processos associados à Indústria 4.0.

Com uma taxa de financiamento das despesas elegíveis de 75% (à exceção da região de Lisboa onde a taxa se fixa nos 40%), os apoios concedidos por projeto não podem ultrapassar os 7.500 euros. Cabe agora às PME aproveitar os benefícios do Vale Indústria 4.0, alavancando a competitividade e o sucesso dos seus negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vale Indústria 4.0 ao serviço da transformação digital das PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião