Rakuten no Barcelona. Não, não é um reforço de inverno
Não é um jogador, nem o substituto de Luis Enrique. É o novo patrocínio das camisolas do clube catalão. Mas quase ninguém o conhece.
Rakuten? Praticamente ninguém conhece. Vai para o Barcelona, mas não é um reforço para o plantel. É o novo patrocinador do clube catalão que vai entrar em campo ao peito de jogadores como Lionel Messi e Neymar durante os próximos quatro anos. Com a icónica parceria entre o Barcelona e a Qatar Airways a chegar ao fim, a dona do Viber e do Kobo vai pagar milhares de euros para ter a projeção nas camisolas do clube.
O negócio de 220 milhões de euros vai permitir à marca japonesa, que se dedica à venda online a retalho, ter o seu nome espalhado pelos melhores estádios do mundo. Hiroshi Mikitani, presidente da Rakuten, afirmou que “esta oportunidade de parceria permite potenciar a nossa estratégia global de marca” e “trazer o poder coletivo das nossas marcas para construir um enquadramento tecnológico cool“.
Além do comércio online, a Rakuten é dona de empresas como a Viber, a conhecida aplicação de mensagens instantâneas para smartphone, e a Kobo, líder no mercado dos e-books.
O negócio vai permitir ao clube catalão um encaixe de 55 milhões euros por temporada, valor que volta a colocar o clube na lista das parcerias mais lucrativas da história do futebol, como afirmou o presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartolomeu.
"Este acordo coloca-nos na frente das parcerias desportivas, o que tem sido sempre um objetivo deste quadro de administração.”
Bartolomeu refere-se assim a negócios como o do Manchester United, cujo patrocínio da Chevrolet rende 57 milhões de euros anuais, e do Bayern de Munique, com as suas camisolas a envergarem o logótipo da Deutsche Telekom por 30 milhões de euros anuais. A onda das parcerias milionárias também já chegou a Portugal, com a transportadora Emirates a ocupar a frente das camisolas do Sport Lisboa e Benfica por oito milhões euros por temporada.
Além deste acordo milionário, o Barcelona também assinou com a eletrónica turca Beko, para ocupar o espaço publicitário das mangas da camisola, e com a tecnológica americana Intel que vai ter a sua marca no interior da camisola.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rakuten no Barcelona. Não, não é um reforço de inverno
{{ noCommentsLabel }}