Vista Alegre cancela aumento de capital. Aponta condições de mercado

A Vista Alegre pretendia vender 21,77 milhões de ações no aumento de capital. Decidiu deixar cair a operação perante o clima de tensão nos mercados internacionais.

A Vista Alegre cancelou o aumento de capital, tal como avançado pelo ECO. A empresa detida pela Visabeira pretendia colocar em bolsa mais de 21 milhões de títulos no âmbito desta operação, mas não foi bem-sucedida, acabando por deixar cair a operação. As condições de mercado justificam, segundo a empresa, o insucesso na oferta.

Em comunicado enviado à CMVM, a empresa “informa que, apesar de diversos investidores nacionais e internacionais terem participado no roadshow recentemente realizado, em resultado da conjuntura adversa nos mercados internacionais que se tem verificado, a oferta institucional de distribuição de ações da sociedade não se concretizará”.

“Em consequência, e atentas as condições a que a oferta de distribuição lançada pela sociedade e pela Visabeira Indústria foi subordinada, a oferta pública não será executada”, refere a Vista Alegre.

Nas últimas horas sucederam-se as reuniões entre o grupo e os bancos colocadores, a Caixa BI e o BCP, para avaliar se haveria condições para prolongar o prazo da oferta, procurando garantir o sucesso da operação. Contudo, a decisão acabou por ser mesmo a de cancelar o aumento de capital em que os títulos seriam vendidos entre 1,00 e 1,30 euros.

"Em resultado da conjuntura adversa nos mercados internacionais que se tem verificado, a oferta institucional de distribuição de ações da sociedade não se concretizará.”

Vista Alegre

A operação era composta pela venda de 8.709.094 ações da VAA – Vista Alegre Atlantis, SGPS já existentes, representativas de 5% do capital social, alienadas pela Visabeira Indústria, bem como pela admissão à negociação em mercado regulamentado de 21.772.735 novas ações, representativas de 12,5% do capital social. O aumento de capital serviria para reforçar o capital disperso em bolsa (free float) para 25%, dos atuais 2,5%.

O ECO sabe que perante o insucesso da operação, o grupo Visabeira, que controla a Vista Alegre, vai agora avaliar alternativas à Oferta Pública de Venda (OPV) de ações e Oferta Pública de Subscrição de novas ações da empresa para obter o financiamento. Esta operação iria render cerca de 17 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 7h49 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vista Alegre cancela aumento de capital. Aponta condições de mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião