Greves travaram ganhos salariais no Estado. Salário médio foi de 1.471,2 euros

Números da Direção Geral da Administração e do Emprego Público indicam que o emprego na Função Pública voltou a aumentar no ano passado.

O número de funcionários públicos voltou a aumentar em 2018. Desde que António Costa chegou à liderança do Governo, o emprego na Função Pública já cresceu em 24 mil pessoas, segundo dados da Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

No final de 2018, a Função Pública (Administração Central e Local) aumentou para um total de 683 mil pessoas. Assim, no período da geringonça, o emprego no Estado subiu 3,7%. O crescimento foi especialmente expressivo no ano passado devido ao processo de regularização extraordinária de vínculos precários.

Em comparação com o final de 2017, a subida no emprego do Estado foi de 2,1%, ou seja, mais 14 mil postos de trabalho. O balanço do ano foi positivo tanto na administração central (com mais 6.621 postos de trabalho) como na administração regional e local (com mais 7.217 empregos).

“Na administração central, os contributos para o saldo final dos fluxos de entradas e saídas de trabalhadores registados no ano de 2018 são explicados essencialmente por: no Ministério da Educação, pelo movimento de assistentes operacionais, de técnicos superiores para atividades de enriquecimento curricular (AEC) e de docentes contratados para o ano letivo 2018/2019“, explica o relatório. Ainda na educação, também contribuíram os novos contratos de docentes universitários e do ensino politécnico.

Já na administração local, o balanço final foi de mais 6.647 postos de trabalho no ano de 2018. Nos Municípios, o aumento foi de 5.152 postos de trabalho e nas Freguesias de 1.323 postos de trabalho “por efeito, entre outros, das novas entradas no âmbito do processo de regularização extraordinária de vínculos precários”, segundo a DGAEP.

Greves travaram salário. Remuneração base ficou nos 1.471,2 euros

A remuneração base média dos trabalhadores da Função Pública situou-se em 1.471,2 euros em outubro do ano passado (mês de referência no trimestre), o que representa uma subida homóloga de 0,7%. Já o ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado em 1.721,80 euros, ou seja, mais 1,7% que no mesmo mês do ano anterior.

Por um lado, o efeito conjugado dos movimentos de entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios e do processo faseado de descongelamento de carreiras, progressões e promoções levou ao aumento nos salários. No entanto, “as ausências, em particular por motivo de greve, explicam decréscimos na remuneração base pelo efeito do aumento do número trabalhadores que não receberam a remuneração completa no mês de referência“.

Entre os vários subsetores da administração central, o maior aumento homólogo nos ganhos médios mensais foi registado no Ministério da Saúde (4,3% para 2.077,6 euros). Em sentido contrário, o maior decréscimo aconteceu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde caíram 5,6% para 3.575,2 euros.

(Notícia atualizada às 17h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greves travaram ganhos salariais no Estado. Salário médio foi de 1.471,2 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião