Capacitação de PME para tomada de decisão estratégica

  • BRANDS' ECO
  • 13 Abril 2019

O projeto Finance for Growth surge com o grande objetivo de capacitação de micro e PME para a tomada de decisão informada e estratégica

Segundo dados da PORDATA de 2017, o tecido empresarial português é composto maioritariamente por PME, com 99,9% do total de empresas em Portugal. Por isso mesmo, o projeto Finance for Growth, promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e da Euronext no âmbito do Programa Capitalizar, surge com o grande objetivo de capacitação de micro e PME para a tomada de decisão informada e estratégica, em relação aos mecanismos de financiamento mais ajustados ao negócio, respondendo a um gap de mercado que foi detetado.

No quadro das empresas que até agora se juntaram ao projeto, o perfil é heterogéneo, quer em dimensão, quer no que ao setor de atividade diz respeito. Há desde microempresas com poucos anos de atividade, até pequenas empresas com volumes de faturação já na ordem dos milhões, o que permite ganhos adicionais pela partilha de experiências, erros a evitar e caminhos a seguir. A atualidade e o rigor da informação que os Consultores trazem permite que todas estas empresas encontrem no Finance for Growth uma oportunidade de melhorar a sua capacidade de gestão, tornando-se capazes de tomar decisões mais esclarecidas e eficazes para o crescimento sustentável dos seus negócios.

As geografias escolhidas também não são ao acaso. A opção pelo Porto/Leça da Palmeira, Santarém, Aveiro, Leiria e Vila Nova de Famalicão baseou-se na densidade empresarial destas localidades. Em todos os locais tem sido possível reunir empresas em torno da temática do financiamento e da capitalização das empresas, com real interesse em dar o salto no seu negócio.

A 1ª atividade, Finance Talks for Growth, permitiu que se apresentasse o projeto a potenciais empresas com interesse no mesmo. A 2ª atividade, Finance Sessions for Growth, que ainda decorre, cativou muitas das empresas que assistiram às Talks. Numa fase em que esta etapa ainda está em curso, o objetivo já está superado, visto que são já 156 as empresas que assistiram aos diferentes temas disponíveis: Financiamento, Estratégia e Inovação. Estas sessões são conduzidas com recurso a metodologias de consultoria coletiva, dinamizadas pela Universidade Católica Portuguesa.

A 3ª atividade, que também já decorre, Finance Labs for Growth, convida as empresas a inscreverem-se em 1, 2 ou 3 laboratórios, de acordo com as suas necessidades e interesses. Nestas sessões de trabalho são conhecidas, testadas e discutidas ferramentas e práticas ajustadas à realidade nacional e à dimensão das empresas alvo do projeto, sob orientação tutorial. Cada empresa terá condições para ir construindo o seu “Plano de Negócios”, entendido enquanto o registo da definição da estratégia e a sua execução, e para interagir com interlocutores-chave do ecossistema financeiro português, para discussão dessa proposta de crescimento empresarial.

No conjunto das atividades já realizadas, o Finance for Growth está perto de abranger 500 empresas, o que significa que a informação que está a ser veiculada tem efetivamente interesse e aplicabilidade no contexto empresarial das regiões Norte, Centro e Alentejo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capacitação de PME para tomada de decisão estratégica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião