E por falar em empreendedorismo. Gostava de saber mais sobre Cynatura?

  • ECO + Santander Totta
  • 25 Novembro 2016

O Banco Santander Totta apoia o Poliempreende - Projetos de Vocação Empresarial, sendo o patrocinador do primeiro prémio.

O Cynatura – Design of Nature Solutions based on Cynara with Signature é um projeto que cria e aplica inovação com base no conhecimento multidisciplinar do cardo (Cynara cardunculus L.), considerada uma espécie funcional com vocações e aplicações diversas. Esta ideia surge na sequência da instalação na ESAV de campos de cardo em escala para a produção de flor em quantidade e qualidade para se assegurar a autenticidade e exclusividade do Queijo Serra da Estrela. Neste sentido, surgiu a oportunidade de se obter a baixo custo uma elevada quantidade de biomassa vegetal em fresco e seco, que se constitui como uma oportunidade para o futuro.

Nas diversas vertentes do “Cynatura”, pretende-se promover a valorização alimentar, da saúde e do bem-estar, a sustentabilidade ambiental e a integração social, afirmando o cardo como uma cultura de futuro que se inspira no potencial da biodiversidade e dos recursos genéticos e na valorização social dos recursos humanos.

Em desenvolvimento, encontra-se um conjunto de produtos e conteúdos num planeamento escalonado, que se iniciou com o desenvolvimento e produção de produtos na área da cosmética e saúde (Cosmetics and Healthcare), designadamente um sabonete com propriedades hidratantes, antibacterianas, antifúngicas e esfoliantes, tendo por base extratos, essências e óleo de cardo.

Paralelamente, na área Alimentar e da Nutrição (Food and Nutrition), aprimoram-se produtos gourmet derivados de raiz, pecíolo, folha e sementes de cardo, que aliam a exaltação dos aromas e texturas às características nutracêuticas.

Atualmente, e para se dar cumprimento à missão global do projeto, encontra-se em fase de investigação para o desenvolvimento de produtos inovadores na área da proteção de plantas e biocidas (Plant Protection and Biocides) e dos óleos, essências e energia (Oils, Essences and Energy) muito vocacionados para a segurança e sustentabilidade ambiental.

Na 13ª edição do Poliempreende, a equipa do IPV “Cynatura” foi distinguida com uma Menção Honrosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E por falar em empreendedorismo. Gostava de saber mais sobre Cynatura?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião