Uphill vence prémio do jovem empreendedor da ANJE

A startup vencedora do 18º prémio do jovem empreendedor tem como proposta de negócio a certificação e performance dos profissionais de saúde nos hospitais. Empresa vai receber 20 mil euros.

A startup Uphill, responsável por um inovador ecossistema de software dirigido a profissionais de saúde foi a grande vencedora do 18º prémio do jovem empreendedor powered by Caixa Capital. A distinção anual é atribuída pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com o apoio do IEFP e da Caixa Capital.

O galardão Uphill foi atribuído na noite de sábado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa numa gala que decorreu no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. Concorreram a esta edição 164 ideias de negócio.

A startup vencedora vai receber o prémio de 20 mil euros e um financiamento de 50 mil euros concedido pela Caixa Capital.

Quem é a Uphill?

A Uphill, spin- off da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior foi criada na Covilhã por Luís Patrão (ceo da empresa), Duarte Sequeira e Eduardo Freire Rodrigues, desenvolveu um ecossistema de quatro soluções SaaS para evitar erros clínicos no hospitais. O sistema utilizado permite aos hospitais analisar a performance médica, aumentar o grau de eficiência terapêutica e melhorar os resultados clínicos.

O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o empreendedorismo jovem é uma “realidade imparável” que “aguentou o país durante a crise”, defendendo que a sua pedagogia deve começar mais cedo nas escolas.

“Essa realidade aguentou o país durante a crise, está a vir à superfície à saída da crise e tem de acelerar nos próximos anos e vai acelerar, isto vai acontecer, não é isto tem de acontecer, isto vai inevitavelmente acontecer porque já é imparável”, disse Marcelo.

"Essa realidade [empreendedorismo jovem] aguentou o país durante a crise, está a vir à superfície à saída da crise e tem de acelerar nos próximos anos e vai acelerar, isto vai acontecer, não é isto tem de acontecer, isto vai inevitavelmente acontecer porque já é imparável”

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República

Acreditar que Portugal tem futuro é estar a dizer uma evidência e não “querer puxar para cima” o estado de espírito ou a alma dos portugueses, é verificar que isso já aconteceu”, frisou.

“Já por todo o país há mais e mais portugueses a acreditarem em Portugal e, sobretudo, num Portugal melhor. Hoje somos diferentes”, acrescentou.

João Rafael Koehler, presidente da Anje adianta que “a Uphill tem a características essenciais dos negócios da nova economia: conhecimento especializado, ligação à academia, inovação, tecnologia, capital humano, escalabilidade e potencial de internacionalização”.

O prémio do jovem empreendedor foi criado em 1998 pela Academia dos Empreendedoras da Anje, tendo como objetivo distinguir, valorizar e financiar ideias/protótipos de negócio e empresas em fases iniciais de desenvolvimento. Na primeira edição o prémio jovem empreendedor premiou a Critical Software, tendo nos anos seguintes premiado empresas como a Central Casa, Crioestaminal, a Biosurfit, entre outras.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uphill vence prémio do jovem empreendedor da ANJE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião