Carris testa autocarro totalmente elétrico e silencioso em duas carreiras

  • ECO
  • 22 Setembro 2016

O veículo da CaetanoBus não produz CO2 e apresenta baixos custos de energia e manutenção.

Esteja atento à chegada do autocarro. É que não vai ouvi-lo. A Carris vai introduzir na sua frota um novo autocarro 100% elétrico e silencioso em Lisboa. O veículo estará de serviço até janeiro nas linhas 706 e 758, que fazem a ligação Cais do Sodré – Praça do Chile e Cais do Sodré – Benfica, respetivamente.

Produzido pela CaetanoBus, o e.city Gold tem capacidade para 88 passageiros e autonomia de 80 quilómetros, demorando cerca de 30 minutos a atingir o carregamento completo. Além disto, não produz dióxido de carbono e apresenta baixos custos de energia e de manutenção.

“Tudo isto tem de ser testado para que possa funcionar em pleno numa cidade complexa como a cidade de Lisboa, com ruas muito estreitas, com uma topografia muito acentuada e com velocidades comerciais muitas vezes baixas”, apontou Tiago Farias, presidente da Transportes de Lisboa.

A apresentação deste projeto decorreu esta quarta-feira no Museu da Carris, seguido da assinatura de um protocolo entre a rodoviária lisboeta e a produtora para a cedência gratuita do autocarro, entre 3 de outubro e 2 de janeiro.

Esta anúncio surge numa altura em que os transportes públicos da área de Lisboa têm estado debaixo de fogo devido à degradação da qualidade dos serviços.

Após período de teste, é experado que a utilização destes veículos ecológicos seja alargada a mais percursos. A frota da Carris conta já com setenta veículos elétricos e quarenta a gás natural que circulam diariamente pela cidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carris testa autocarro totalmente elétrico e silencioso em duas carreiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião