BRANDS' ECO De onde vem o consumo excessivo da bateria dos smartphones?

  • BRANDS' ECO
  • 9 Dezembro 2019

Mais de metade dos portugueses utilizam diariamente diversas aplicações. Em média permanecemos 93 minutos por dia na utilização das redes sociais.

As redes sociais, ao longo dos últimos anos, revolucionaram a internet e o seu consumo, e o equipamento mais utilizado para este efeito continua a ser o smartphone.

Quais são os efeitos práticos deste consumo excessivo? A bateria é um elemento fundamental para uma boa prestação do equipamento, no entanto tem um ciclo de vida que poderá ser curto quando os ciclos de carga são mal utilizados. As redes sociais estão no topo da lista de consumo de bateria, uma vez que para além do tempo que gastamos a utilizar cada uma delas, ficam em funcionamento permanente em segundo plano, onde permanece um consumo excessivo, mesmo nos momentos em que não estamos ligados.

Enquanto os grandes fabricantes destes equipamentos continuam a surpreender com smartphones cada vez mais multifacetados e com maior qualidade, a dificuldade de criar baterias que correspondam às necessidades de utilização do consumidor, aumenta.

Com o aumento dos ecrãs de telemóvel, com as cores mais vivas do LCD/OLED e com os processadores cada vez mais potentes, e nem sempre eficientes, o consumo de redes sociais é mais apetecível, uma vez que a experiência de navegação se torna inovadora e quase viciante. Infelizmente, todas estas caraterísticas que à primeira vista parecem boas notícias, são os principais motivos para um desgaste rápido da sua bateria.

Caso a bateria do seu smartphone demonstre algum desgaste, poderá fazer um teste gratuito que rapidamente desmistifica qual o estado atual da sua bateria. Nas lojas iServices, este procedimento é gratuito e realizado na hora, demorando cerca de 10 minutos. Sempre que a capacidade da sua bateria se encontre abaixo de 70% da capacidade original é aconselhável substituir a mesma.

O tempo de vida de uma bateria de smartphone varia entre dois a três anos, dependendo da sua utilização. As baterias de lítio notam um comportamento aceitável até aos 600 ciclos de carga. Contudo, é normal que após 2 anos de compra do seu equipamento sinta que o mesmo tem menos autonomia. O ideal será sempre não adiar a substituição da bateria, já que a tendência será sempre piorar, podendo afetar outros componentes do smartphone caso a mesma se deteriore.

As boas notícias são o facto de nas lojas iServices substituírem a bateria em cerca de 20 minutos e, desta forma, pode voltar a ter o seu smartphone como novo sem perder tempo. Seja substituição de bateria iPhone, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outros a garantia é de 2 anos!

Os conselhos da iServices para uma maior durabilidade da bateria:

  • Coloque uma imagem de fundo escura. Pode parecer pouco importante, mas a alta luminosidade consome bateria.
  • Mantenha o seu smartphone longe do sol. De certeza que já se apercebeu do quanto aquece o seu telemóvel ao sol, este processo para além de deixar o telemóvel mais lento, gasta muito energia ao seu equipamento.
  • Mantenha wi-fi, dados móveis, bluetooth e localização desligados. Utilize estas opções apenas quando necessário.
  • Desative as notificações. Quantas recebe no seu telemóvel que são realmente importantes? Verifique que notificações não lhe fazem falta e desative nas definições da aplicação.
  • Desinstale as apps que não utiliza. Certamente que não utiliza todas as aplicações que tem no telemóvel. Reveja quantas instalou e deixe apenas aquelas que realmente lhe fazem falta.
  • Desligue as atualizações automáticas. Sempre que o seu smartphone se liga a uma rede wi-fi, este irá atualizar as aplicações. Atualize as suas aplicações à noite antes de dormir de forma manual.
  • Feche as aplicações em segundo plano. Muitas vezes depois de utilizarmos uma app, pensamos que esta foi encerrada a partir do momento em que saímos da mesma, mas na maioria das vezes isso não acontece.
  • Ative o modo de poupança de energia. Este modo ativa-se automaticamente quando o nosso smartphone se encontra com bateria igual ou inferior a 20%, contudo esta pode ser uma medida sempre ativa no seu smartphone!
  • Desative o modo vibração do seu smartphone. A vibração do telemóvel já é mais do que indispensável aquando do modo silencioso, mas se estiver ativo para todas as notificações, chamadas e mensagens, vai acabar por gastar bastante bateria ao telemóvel.
  • Reduza o tempo de bloqueio do ecrã. Se o seu ecrã demora mais do que 30 segundos a bloquear após inutilização, o consumo de bateria é excessivo e desnecessário.
  • Evite carregar a bateria do seu smartphone apenas no momento em que ele se desliga, o ideal será carregar a bateria de lítio sempre que a mesma atinja os 20%.
  • Modo SOS! Se vai mesmo precisar de bateria para um determinado momento e está com pouca carga, coloque o seu telemóvel em Modo Voo, esta funcionalidade gasta o mínimo de bateria. Contudo, não recebe SMS, chamadas e não permite a utilização de internet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De onde vem o consumo excessivo da bateria dos smartphones?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião