BRANDS' ECO O futuro da educação em debate no primeiro Think Thank Moneris
“O futuro da educação: globalização e novas profissões” foi o tema escolhido para o primeiro Think Tank Moneris, um almoço-debate que decorreu no Grémio Literário, na passada quinta-feira.
A iniciativa, promovida pelo Centros de Competências da Educação da especialista em contabilidade e apoio à gestão, pretende juntar profissionais e líderes de pensamentos de vários setores. A ideia é debater os desafios e oportunidades das indústrias, retirando depois conclusões efetivas para o mercado.
A primeira edição dos Think Tanks Moneris foi dedicada à educação, sob o mote “O futuro da educação: globalização e novas profissões”.
O debate juntou Rodrigo Queirós e Melo (Diretor Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo AEEP), Carlos Vieira (Presidente do Conselho-Geral do Instituto Superior de Gestão e Vice-Presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas), Carlos Fernandes (Senior Investment Manager AICEP), Pedro Dominguinhos (Presidente Instituto Politécnico de Setúbal e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Sónia Centeno Lima (Diretora Colégio Mira Rio), Diogo Simão (Administrador St. Peter´s School) e Sérgio Franclim (St. Peter’s Press), Pedro Faure (Diretor Colégio Planalto), Manuel Mexia e Joana Vaz Pinto (em representação do Grupo TASIS), e alguns quadros do Grupo Moneris.
Estando a globalização da educação no epicentro do debate, foram diversos os temas abordados, nomeadamente:
- a adaptabilidade dos estabelecimentos de ensino à nova realidade global do ensino;
- o crescimento do ensino profissional em Portugal e a crescente importância do mesmo na formação de quadros intermédios;
- a complexidade do processo de equiparação do Bacharelato Internacional ao sistema de avaliação nacional;
- metodologias e preocupações adotadas no estabelecimento de ensino face às novas tecnologias e aos perigos das redes sociais;
- a necessidade de maior ligação entre o mundo empresarial e os estabelecimentos de ensino (secundários e universitário);
- experiências de sucesso desenvolvidas em Portugal;
- a atratividade de Portugal tendo como elemento primordial a melhoria dos níveis de desenvolvimento da população;
- a problemática dos expatriados e a adequação do sistema de ensino às suas necessidades e culturas;
Em modo de conclusão, muitos dos intervenientes afirmaram que uma profissão de futuro é a de professor. A evolução tecnológica irá conduzir à extinção de muitas profissões. Porém, torna-se imperiosa a aposta na formação de novos professores capazes de substituírem a médio prazo os que atualmente exercem as suas funções.
A Moneris pretende desenvolver novos thinks thanks no âmbito deste setor e confirma a publicação do seu primeiro Anuário sobre a Educação já no próximo ano, que se junta assim ao do Turismo e ao da Agricultura já existentes.
Os Think Tanks têm a chancela dos Centros de Competências Moneris, criados para pensar proativamente diversos mercados – Agricultura, Educação, Sector Social, Sistemas de informação e Turismo -, tendo em conta as tendências e os desafios de cada um. Neles reúne um conjunto de profissionais qualificados, com o objetivo de encontrar soluções integradas para cada indústria.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O futuro da educação em debate no primeiro Think Thank Moneris
{{ noCommentsLabel }}