Concorrência dá luz verde à venda do “rei dos cogumelos”
Gestora de capital de risco CoRe Equity, especializada na recuperação de PME, obteve autorização para comprar a Varandas de Sousa, do grupo Sousacamp, a maior produtora de cogumelos na Europa.
A Autoridade da Concorrência deu luz verde à venda da Varandas de Sousa, principal empresa da Sousacamp, a maior produtora europeia de cogumelos que entrou em insolvência com 450 trabalhadores, à gestora de capital de risco CoRe Equity.
“O conselho da Autoridade da Concorrência adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração entre a CoRe Equity e Varandas de Sousa”, lê-se na decisão do regulador publicada esta terça-feira.
O negócio “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados identificados como relevantes”, explica ainda a entidade liderada por Margarida Matos Rosa.
A Varandas de Sousa é uma empresa do Grupo Sousacamp, especializada na produção e comercialização de cogumelos frescos, e estava desde 2018 em processo de insolvência. Vai ser agora vendida à Core Equity, que investe em pequenas e médias empresas portuguesas em situação de dívida excessiva, tendo em vista o seu financiamento e recuperação.
A falência do BES, no verão de 2014, marcou o início da queda do chamado “rei dos cogumelos”, com sede no concelho de Vila Flor, em Benlhevai. O banco financiou o “braço” industrial da Sousacamp, que estava a construir uma unidade produtiva de cogumelos exóticos e outra de transformação de cogumelos em conserva (em lata e congelados), em Vila Real, tornando-se no principal credor da Varandas de Sousa, com uma dívida de 60 milhões de euros.
Em finais de junho deste ano, em Vila Flor, Bragança, em declarações à Lusa no final de uma assembleia de credores, o administrador judicial do processo de insolvência da Sousacamp, Bruno Costa Pereira, afastava “qualquer possibilidade” de o maior grupo português produtor de cogumelos encerrar portas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concorrência dá luz verde à venda do “rei dos cogumelos”
{{ noCommentsLabel }}