21 sinais de que deve abandonar o seu emprego
Acha que está na altura de procurar um novo emprego? A Business Insider mostra-lhe alguns dos sinais de que está na altura de abandonar o trabalho que tem e procurar um novo.
Dias maus no trabalho toda a gente tem. Ou até uma má semana ou outra. Mas se já não consegue lembrar-se da última vez que esteve bem no trabalho, talvez precise de procurar um novo. Aqui ficam 21 sinais de que devia sair do seu emprego, dados pela Business Insider.
- Está sempre aborrecido – “Se já não se sente desafiado no seu local de trabalho e tentou, sem sucesso, remediar a situação com o seu patrão, então é tempo de ir embora”, disse à Business Insider Lynn Taylor, autora do livro “Tame Your Terrible Office Tyrant”. Além disso, estar aborrecido no trabalho significa estar sempre a ver as horas, evitar o que tem de ser feito, e não gostar daquilo que se faz, acrescenta Lynn.
- As suas competências não estão a ser aproveitadas – “Quando sentir que tem mais para oferecer ao mundo do que aquilo que lhe pede, não volte a perguntar-se se tem ou não de abandonar esse emprego”, acrescentou Lynn.
- Os objetivos do seu patrão não correspondem aos seus – Aquilo que faz no trabalho vai ao encontro daquilo em que acredita? Oferece-lhe suficiente ambição? Se assim não for, a Business Insider diz-lhe que talvez seja hora de sair.
- Sente-se constantemente oprimido – Um dos maiores sinais de que é tempo de sair são os momentos em que se sente cansado física, emocional e mentalmente daquilo que faz. O stresse no trabalho é inevitável, mas não se deve sentir cansado em todos os momentos.
- Não está a crescer – “Ficar preso no trabalho pode acabar por ser confortável”, disse Travis Bradberry, no LinkedIn. “No entanto, é importante relembrar que cada trabalho deve evidenciar as suas capacidades enquanto trabalhador”, acrescentou.
- Sente que nunca vai ganhar – “O seu trabalho deve fazê-lo sentir-se desafiado, mais do que sentir que está lutar contra uma coisa e vai perder a batalha”, escreveu Robert O’keane, consultor da Charles Francis Cooper.
- Pensa sempre no que diz – Se perdeu a espontaneidade, se pensa em cada palavra que diz, isto pode ser sinal de que não se sente bem onde está. “Se não consegue ser ‘autêntico’ no seu trabalho é tempo de encontrar outro”, disse Sallie Krawcheck, CEo e fundadora da Ellvest.
- A empresa não investe em si – A ligação entre os empregados é uma das frases que todos ouvimos no local de emprego, mas existe uma razão pela qual isto acontece: isto realmente importa. Mas se a empresa não se preocupa com isto…
- Está preocupado com o dinheiro – Se a empresa não concorda com o facto de que merece ser pago de acordo com o seu trabalho, então isso pode querer dizer que pode estar na altura de encontrar uma empresa que não o faça sentir como se fosse um favor ter de lhe pagar, disse Taylor.
- Os despedimentos… – Há vários sinais de que um “despedimento em massa” está a chegar, mas “não é preciso naufragar com este barco”, disse Taylor. “Ponha o colete salva-vidas e salte para a água”, acrescentou.
- Não se imagina no seu trabalho no próximo ano – Um ano é, segundo a Business Insider, o suficiente para encontrar um emprego melhor. É por isso que deve olhar para os próximos doze meses e imaginar onde é que se vê, e em que tipo de organização ou empresa se imagina.
- Não consegue confiar – Se não confia no seu patrão e não acredita nas atividades que a sua empresa promove, é tempo de ir. “Não se deve sentir pressionado a ir ao encontro das atividades que não vão ao encontro dos seus ideais”, disse Taylor.
- O patrão é “dos infernos” – Muitas pessoas desistem dos patrões, não do emprego, refere Taylor. Se a relação com o seu patrão é insuportável e já tentou de tudo para melhorar a situação, é hora de procurar outro emprego.
- Teme as segundas-feiras – Um dos grandes sinais de que é hora de mudar de emprego é sentir que o fim de semana é o melhor do mundo e, as segundas-feiras, a pior coisa que existe.
- A sua saúde sai afetada – Os efeitos de um trabalho de que não se gosta podem ser sentidos a longo prazo. E tal como uma situação laboral precária pode afetar a sua carteira, um trabalho de que não gosta pode vir a mexer com a sua saúde… E não só ao nível do stresse.
- Não consegue rir no trabalho – “O trabalho é trabalho por alguma razão, mas em todos os trabalhos que tive eu conseguia rir, mas também chorar”, escreveu Krawcheck.
- Faça o que fizer, não é suficiente – Se está constantemente a verificar o seu mail, e a fazer tudo o que consegue, mas mesmo assim não é suficiente para os seus patrões, e eles esperam sempre mais de si… é tempo de procurar um lugar onde se sinta valorizado.
- Já deixou de tentar levar amigos ao seu local de trabalho – Se sente que ter amigos no seu local de trabalho é algo assustador, é altura de encontrar um emprego que o faça sentir-se orgulhoso de lá levar alguém.
- Compara demasiado o seu emprego – Se, tendencialmente, compara o seu atual trabalho com aquele que gostaria de estar a fazer, como o salário ou os benefícios que viria a ter, é altura de procurar o emprego que realmente o satisfaça.
- Já tem outro trabalho em vista – Se já existe uma outra empresa ou posto de trabalho no qual gostaria de estar, é sinal de que realmente deveria deixar de fazer o que está a fazer agora.
- Segundo a Business Insider, se as coisas já não são o que eram, ou nunca foram aquilo que pretendia, se já fala há tanto tempo em procurar outro emprego, é altura de seguir em frente e ir embora. Apenas isto.
Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
21 sinais de que deve abandonar o seu emprego
{{ noCommentsLabel }}