21 sinais de que deve abandonar o seu emprego

  • Ana Luísa Alves
  • 27 Dezembro 2016

Acha que está na altura de procurar um novo emprego? A Business Insider mostra-lhe alguns dos sinais de que está na altura de abandonar o trabalho que tem e procurar um novo.

Dias maus no trabalho toda a gente tem. Ou até uma má semana ou outra. Mas se já não consegue lembrar-se da última vez que esteve bem no trabalho, talvez precise de procurar um novo. Aqui ficam 21 sinais de que devia sair do seu emprego, dados pela Business Insider.

  1. Está sempre aborrecido – “Se já não se sente desafiado no seu local de trabalho e tentou, sem sucesso, remediar a situação com o seu patrão, então é tempo de ir embora”, disse à Business Insider Lynn Taylor, autora do livro “Tame Your Terrible Office Tyrant”. Além disso, estar aborrecido no trabalho significa estar sempre a ver as horas, evitar o que tem de ser feito, e não gostar daquilo que se faz, acrescenta Lynn.
  2. As suas competências não estão a ser aproveitadas – “Quando sentir que tem mais para oferecer ao mundo do que aquilo que lhe pede, não volte a perguntar-se se tem ou não de abandonar esse emprego”, acrescentou Lynn.
  3. Os objetivos do seu patrão não correspondem aos seus – Aquilo que faz no trabalho vai ao encontro daquilo em que acredita? Oferece-lhe suficiente ambição? Se assim não for, a Business Insider diz-lhe que talvez seja hora de sair.
  4. Sente-se constantemente oprimido – Um dos maiores sinais de que é tempo de sair são os momentos em que se sente cansado física, emocional e mentalmente daquilo que faz. O stresse no trabalho é inevitável, mas não se deve sentir cansado em todos os momentos.
  5. Não está a crescer – “Ficar preso no trabalho pode acabar por ser confortável”, disse Travis Bradberry, no LinkedIn. “No entanto, é importante relembrar que cada trabalho deve evidenciar as suas capacidades enquanto trabalhador”, acrescentou.
  6. Sente que nunca vai ganhar – “O seu trabalho deve fazê-lo sentir-se desafiado, mais do que sentir que está lutar contra uma coisa e vai perder a batalha”, escreveu Robert O’keane, consultor da Charles Francis Cooper.
  7. Pensa sempre no que diz – Se perdeu a espontaneidade, se pensa em cada palavra que diz, isto pode ser sinal de que não se sente bem onde está. “Se não consegue ser ‘autêntico’ no seu trabalho é tempo de encontrar outro”, disse Sallie Krawcheck, CEo e fundadora da Ellvest.
  8. A empresa não investe em si – A ligação entre os empregados é uma das frases que todos ouvimos no local de emprego, mas existe uma razão pela qual isto acontece: isto realmente importa. Mas se a empresa não se preocupa com isto…
  9. Está preocupado com o dinheiro – Se a empresa não concorda com o facto de que merece ser pago de acordo com o seu trabalho, então isso pode querer dizer que pode estar na altura de encontrar uma empresa que não o faça sentir como se fosse um favor ter de lhe pagar, disse Taylor.
  10. Os despedimentos… – Há vários sinais de que um “despedimento em massa” está a chegar, mas “não é preciso naufragar com este barco”, disse Taylor. “Ponha o colete salva-vidas e salte para a água”, acrescentou.
  11. Não se imagina no seu trabalho no próximo ano – Um ano é, segundo a Business Insider, o suficiente para encontrar um emprego melhor. É por isso que deve olhar para os próximos doze meses e imaginar onde é que se vê, e em que tipo de organização ou empresa se imagina.
  12. Não consegue confiar – Se não confia no seu patrão e não acredita nas atividades que a sua empresa promove, é tempo de ir. “Não se deve sentir pressionado a ir ao encontro das atividades que não vão ao encontro dos seus ideais”, disse Taylor.
  13. O patrão é “dos infernos” – Muitas pessoas desistem dos patrões, não do emprego, refere Taylor. Se a relação com o seu patrão é insuportável e já tentou de tudo para melhorar a situação, é hora de procurar outro emprego.
  14. Teme as segundas-feiras – Um dos grandes sinais de que é hora de mudar de emprego é sentir que o fim de semana é o melhor do mundo e, as segundas-feiras, a pior coisa que existe.
  15. A sua saúde sai afetada – Os efeitos de um trabalho de que não se gosta podem ser sentidos a longo prazo. E tal como uma situação laboral precária pode afetar a sua carteira, um trabalho de que não gosta pode vir a mexer com a sua saúde… E não só ao nível do stresse.
  16. Não consegue rir no trabalho – “O trabalho é trabalho por alguma razão, mas em todos os trabalhos que tive eu conseguia rir, mas também chorar”, escreveu Krawcheck.
  17. Faça o que fizer, não é suficiente – Se está constantemente a verificar o seu mail, e a fazer tudo o que consegue, mas mesmo assim não é suficiente para os seus patrões, e eles esperam sempre mais de si… é tempo de procurar um lugar onde se sinta valorizado.
  18. Já deixou de tentar levar amigos ao seu local de trabalho – Se sente que ter amigos no seu local de trabalho é algo assustador, é altura de encontrar um emprego que o faça sentir-se orgulhoso de lá levar alguém.
  19. Compara demasiado o seu emprego – Se, tendencialmente, compara o seu atual trabalho com aquele que gostaria de estar a fazer, como o salário ou os benefícios que viria a ter, é altura de procurar o emprego que realmente o satisfaça.
  20. Já tem outro trabalho em vista – Se já existe uma outra empresa ou posto de trabalho no qual gostaria de estar, é sinal de que realmente deveria deixar de fazer o que está a fazer agora.
  21. Segundo a Business Insider, se as coisas já não são o que eram, ou nunca foram aquilo que pretendia, se já fala há tanto tempo em procurar outro emprego, é altura de seguir em frente e ir embora. Apenas isto.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

21 sinais de que deve abandonar o seu emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião