BRANDS' ECO INCM Lab aposta na segurança e melhoria de processos através da inovação

  • BRANDS' ECO
  • 30 Janeiro 2020

O INCM Lab é um departamento da Imprensa Nacional - Casa da Moeda focado na modernização de processos, técnicas e introdução de novos produtos, através do desenvolvimento de projetos de inovação.

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) é uma sociedade anónima de capitais públicos, que tem como principal missão a criação, produção e fornecimento de bens e serviços que exigem elevados padrões de segurança, focados no cliente e alicerçados em soluções inovadoras.

A empresa tem a seu cargo a produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento em sociedade, tais como a cunhagem de moeda metálica e a edição de publicações oficiais, entre as quais se destacam o Diário da República e o Livro de Reclamações, bem como a produção de documentos de identificação, como o cartão de cidadão e o passaporte, entre outras coisas.

A evolução das novas tecnologias faz desta atividade uma área estratégica de desenvolvimento da empresa, capacitando-a para fornecer à Administração Pública os mais modernos e seguros documentos de identificação, ao mesmo tempo que lhe permite alargar mercados, respondendo às necessidades de um vasto leque de empresas e organizações, nacionais e internacionais;

A inovação faz parte do ADN da empresa e é um pilar da estratégia colaborativa (open innovation), na qual esta assenta a sua premissa de integração de investigação no desenvolvimento e inovação de projetos de I&DI.

“A Tradição de Inovar”, o lema da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, materializa-se de forma perfeita no objecto do INCM Lab. Este é um departamento inserido na Imprensa Nacional da Casa da Moeda, cuja linha estratégica se foca na modernização de processos, técnicas e introdução de novos produtos nos ramos de atuação da INCM, nomeadamente, Documentos de Identificação, Identificação Digital, Autenticação, Rastreabilidade e Proteção de Marca, Serviços e-Gov, Fabrico e Cunhagem de Moeda e Eficiência Interna.

Projetos de Inovação I&DI

De momento, há vários projetos a serem desenvolvidos no âmbito da inovação, cujo foco é o aumento da segurança de documentos, bens e pessoas, bem como uma melhoria de processos produtivos.

Segundo a linha estratégica a ser desenvolvida, os projetos de inovação com maior investimento e incidência são:

  • Autenticação, Rastreabilidade e Proteção de Marca: o desenvolvimento de selos ou rótulos de segurança; soluções de autenticidade e de proteção de marcas com aplicação em diferentes produtos e setores económicos; marcas de contraste para garantia de autenticidade de produtos de metais preciosos; soluções de rastreabilidade que necessitem de um identificador único; impressão em offset de elementos de segurança de selos e documentos de segurança; identificação e autenticação de alta segurança que certifiquem que equipamentos médicos cumprem com as normas estabelecidas pela ferramenta de segurança digital em desenvolvimento.
  • Documentos de Identificação: criação de um algoritmo para implementação em diferentes plataformas de verificação biométrica cuja aplicação será feita em documentos de identificação físicos e sistemas de identificação digital, tais como, o Cartão de Cidadão, Passaporte Eletrónico Português e outros cartões de identificação.
  • Eficiência Interna: a melhoria da eficiência interna nas áreas produtiva e logística, nomeadamente através da utilização de robótica colaborativa, para o transporte de produto entre áreas de segurança, manipulação e operação de um armazém automático e envio dos produtos finais validados para expedição, segundo o paradigma da Indústria 4.0.

A aposta constante no desenvolvimento destes projetos permite que os serviços prestados pelo INCM Lab sejam reconhecidos pela sua excelência tanto a nível nacional, como internacional, bem como projetam o futuro da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INCM Lab aposta na segurança e melhoria de processos através da inovação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião