Governo dá mais um ano às autarquias para a descentralização

  • ECO
  • 27 Fevereiro 2020

O Governo decidiu dar mais tempo às autarquias para estas se prepararem para a descentralização. O prazo foi adiado para o primeiro trimestre de 2022.

Este adiamento já vinha a ser pedido pelas autarquias e o Governo já andava mesmo a ponderá-lo. Agora, avança o Jornal de Notícias, após se reunirem, a decisão foi mesmo dar mais um ano às câmaras municipais para estas se prepararem para a descentralização. O prazo passa, assim, para o primeiro trimestre de 2022.

Após várias críticas aos prazos impostos pelo Governo, a transferência das competências do Estado nas áreas da saúde, ação social e educação, para as autarquias foi mesmo adiada. Estas pediam mais tempo para se prepararem e o Executivo acabou mesmo por ceder.

“Fomos sensíveis aos argumentos dos autarcas e, mediante o diagnóstico feito, achamos que é uma solução razoável”, disse a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, em declarações ao JN. O prazo para a descentralização estava fixado para 1 de janeiro de 2021, mas agora fica adiado para o primeiro trimestre de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá mais um ano às autarquias para a descentralização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião