Energia dá impulso a Lisboa. PSI-20 avança 1%
A Galp e as cotadas do universo EDP dão gás ao índice lisboeta numa sessão marcada por ganhos nas praças bolsistas do Velho Continente.
A bolsa nacional começou a semana com o pé direito, acompanhando o rumo das pares europeias. O PSI-20 segue a valorizar mais de 1% apoiado no avanço dos títulos do setor da energia, com a Galp a sobressair.
O PSI-20 soma 1,12%, para os 4.158,33 pontos, com a quase totalidade dos títulos que o compõem em alta. Na Europa, o arranque de sessão também é marcado pelo verde, com o Stoxx 600 — índice que agrega as 600 principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — a ganhar 1,31%.
“A impulsionar as bolsas do Velho Continente deverão estar as medidas adotadas pelo Banco do Japão e os crescentes indícios de que a atividade económica na Europa iniciou o seu processo de normalização”, antecipava o BPI no seu diário de bolsa imediatamente antes do arranque da sessão.
O Banco do Japão cortou os limites à compra de dívida do país, de forma a controlar o impacto económico que o coronavírus está a ter, em linha com as indicações já dadas pelos congéneres Banco Central Europeu (BCE) e Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).
Por Lisboa, o rumo do PSI-20 é puxado pela Galp Energia e universo EDP. Apesar de ter reportado uma quebra de 72% nos seus lucros do primeiro trimestre, para 29 milhões de euros, penalizada pela quebra das cotações do petróleo, as suas ações somam 1,66%, para os 9,57 euros.
Já a EDP vê os seus títulos avançarem 0,98%, para os 3,806 euros, enquanto a sua participada EDP Renováveis valoriza 1,13%, para os 10,72 euros por ação.
O BCP também acelera em bolsa, com as suas ações a valorizarem 0,42%, para os 9,49 cêntimos por ação, dando também algum ânimo ao índice lisboeta.
Nota positiva também para as papeleiras. As ações da Navigator avançam 2,34%, para os 2,62 euros, enquanto as da casa-mãe Semapa somam 2,78%, para os 8,87 euros. Já a Altri ganha 1,87%, para os 4,692 euros.
(Notícia atualizada às 8h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Energia dá impulso a Lisboa. PSI-20 avança 1%
{{ noCommentsLabel }}