TAP testa retomar voos a partir de 18 de maio. Há viagens para o Porto, ilhas, Brasil e dois destinos da Europa

A partir do dia 18 de maio, a TAP vai voltar a voar entre Lisboa e Porto, Madeira e Açores, mas também para o Brasil e outros dois destinos europeus.

A TAP já tem preparado o regresso aos céus. A companhia aérea nacional já tem disponível no site os primeiros voos que serão retomados a partir do dia 18 de maio, com destinos como Porto, Madeira, Açores, França, Londres, mas também o Brasil. A estratégia da TAP passa por ir arriscando a retoma de voos para alguns destinos para perceber se há viajantes interessados, sabe o ECO.

Até dia 18, a TAP tem já previstos dois voos por semana para Londres e outros dois para Paris, e ainda para a Madeira e para os Açores. Estas viagens acontecem apenas se houver interessados. Mas é a partir de 18 de maio que será retomado o primeiro grande conjunto de voos, a começar pelo Porto, com três ligações por semana, de acordo com o site da empresa, e já avançada pelo Público e pela RTP.

Assim, ainda dentro do país, passará a haver três voos semanais para o Funchal, dois para Ponta Delgada e outros dois para a Terceira. Contudo, voar para as ilhas já é possível a partir desta terça-feira, embora com pequenas diferenças na regularidade dos voos.

No resto da Europa, os viajantes podem escolher entre dois destinos: Londres ou Paris, com duas ligações por semana (voar para estas duas cidades poderá ser feito a partir desta terça-feira). Mas do outro lado do oceano também há opções. Para quem quiser viajar para o Brasil, haverá dois voos por semana para São Paulo e um para o Rio de Janeiro.

No site, a TAP nota que “esta lista de rotas pode ser ajustada sempre que as circunstâncias assim o exijam”. Isto porque, sabe o ECO, a estratégia da empresa passa por ir arriscando a retoma de voos de alguns destinos para perceber se há viajantes interessados.

Na semana passada, o Jornal de Notícias avançou que a TAP iria retomar a atividade com 71 rotas a partir de Lisboa e três com partida do Porto. Contudo, em resposta à Lusa, a empresa reagiu e esclareceu que não tinha um plano para retomar a atividade, acrescentando que “há várias simulações que acomodam diversas avaliações da situação”.

Devido à pandemia de coronavírus, que provocou uma crise que acabou por afetar o setor da aviação, a TAP está a atravessar uma complicada situação financeira e, para colmatar essas dificuldades, pediu garantias do Estado para se financiar em 350 milhões de euros. Contudo, o ministro das Infraestruturas e da Habitação já veio afirmar que esse montante “não resolve o problema da TAP”, e deixou uma mensagem aos acionistas privados: “O privado que diga a verdade toda e de quanto precisa ate ao final do ano”.

(Notícia atualizada às 17h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP testa retomar voos a partir de 18 de maio. Há viagens para o Porto, ilhas, Brasil e dois destinos da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião