Modelo ‘low cost’ de empresas como 100 Montaditos pode ficar mais forte após crise do Covid-19
Um estudo da consultora Roland Berger destaca que as grandes redes podem lidar melhor com a crise devido à solidez das suas marcas e liquidez.
Grandes cadeias que têm maior liquidez do que pequenas empresas e uma marca melhor posicionada terão uma recuperação mais fácil para se fortalecer após as crises do Covid-19. Essa será uma das consequências pós-pandemia em hotéis, restaurantes ou cafés, segundo o estudo “Reinvenção do modelo de negócio do setor Horeca no novo contexto”, da consultora Roland Berger e antecipado pelo diário espanhol Expansión.
Em 2008, o preço determinou o desenvolvimento de empresas como 100 Montaditos, Mercadona ou Ryanair, e agora as grandes empresas terão de adaptar o seu modelo de negócio com cortes de custos, crescimento do canal online, profissionalização e inovação e uma melhoria da segurança e saúde do consumidor.
Agora, o turismo não será a solução num processo de recuperação lenta, com um cenário de aumento do teletrabalho. A confiança do consumidor não se recuperará completamente até que exista uma vacina.
A crise provocará também a adaptação do número de lojas, com um aumento do consumo em casa, o crescimento das promoções e das vendas online.
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