Novo normal? O que tínhamos era normal?

Descobri o vídeo esta semana num media australiano e veio preencher, em certa medida, aquilo que tenho sentido nos últimos dias. Primeiro, que não estou sozinha, depois “How Normal Was Normal?”.

Sempre escrevi com mais facilidade recorrendo ao vídeo. Defeito profissional. Mas porque hoje dedico o meu espaço de domingo ao tema do NORMAL, nada como começar um texto aqui de forma pouco normal, com um vídeo, em vez de palavras.

Descobri-o esta semana num media australiano e veio preencher, em certa medida, aquilo que tenho sentido nos últimos dias. Primeiro que não estou sozinha, depois “How Normal Was Normal?” É mais ou menos neste plano que têm andado os meus pensamentos…

A campanha #NOGOINGBACK da Extinction Rebellion para o mercado australiano tem um objetivo ativista. “Vivemos numa era de crises globais. O Cóvid-19 forçou-nos a parar. Na resposta das pessoas à pandemia, vimos outro mundo emergir. Mas interesses adquiridos farão tudo o que puderem para impedir-nos de aprender as lições desta pandemia global. O clima está a ser destruído e os políticos e sistemas políticos voltarão ao ‘normal’ se não nos agirmos. Recuse-se a voltar. Junte-se a nós em rebelião agora.” É este o storytelling que pede planeamento e colaboração à escala global, e que conta com a criatividade de Marco Mollo e de Luke O’Driscoll, dupla que trabalha na indústria criativa britânica.

O filme foi gravado durante o confinamento nas ruas de Sydney – junta a estranha beleza de ruas, restaurantes e escritórios vazios, com sons opressivos da “loucura” dos dias de uma vida “normal”. Posto isto, o que é o novo normal? Teremos tido tempo durante o nosso próprio lockdown para fazer uma pausa e pensar como seguir em frente…para este suposto “novo normal”?

Não tenho ainda respostas, mas tenho curiosidade e por isso, na próxima semana no ECO vou colocar o tema a debate com os próprios criativos e uma futurista que sente o mesmo. Não estou a “vender” a Talk, apenas a convocar aqueles que também se têm questionado sobre estes tempos…de Pandemias que nascem com vírus, ou do racismo para o qual também ainda não se encontrou vacina.

O Filme com que comecei este texto foi apenas o ponto de partida, ou talvez de encontro. Enviem-me questões, se tiverem, que as colocarei diretamente aos convidados da Talk.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo normal? O que tínhamos era normal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião