Aquaservice reduz pegada de carbono em 11% pelo segundo ano consecutivo

  • Servimedia
  • 9 Junho 2020

A redução foi conseguida graças à maior frota de veículos híbridos de entrega da Europa e ao sistema de rotas inteligentes.

A espanhola Aquaservice, empresa de distribuição de água mineral engarrafada com um dispensador, conseguiu reduzir a sua pegada de carbono em 11% em 2019 pelo segundo ano consecutivo, bem como baixar a sua taxa de reciclagem em mais de 10%.

A empresa destacou o seu compromisso de reduzir as emissões e de permanecer como “referência de economia circular com os seus contentores de água retornáveis”.

O compromisso da Aquaservice de reduzir a sua pegada de carbono assenta em três pilares: a maior frota de veículos híbridos em Espanha, o aumento dos centros de distribuição e das nascentes para levar a produção ao ponto de consumo e dispor de energia verde proveniente de fontes renováveis, com certificado de origem energética (GCO), salientou.

Depósito, devolução e retorno

A Aquaservice está disponível para mais de um milhão e meio de utilizadores por dia através da sua rede de mais de 360.000 dispensadores distribuídos em casas e empresas por toda a Espanha.

Para isso, conta com um sistema SDDR para as suas embalagens: Sistema de Depósito, Devolução e Manuseamento. Desta forma, proporciona aos seus clientes garrafas reutilizáveis e recicláveis de 20 litros, uma forma de consumo sustentável “única no setor da água engarrafada, com a qual responde à legislação europeia para reduzir o consumo de plásticos de utilização única”.

“A Aquaservice está comprometida com a economia circular nativa desde as suas origens. A vida útil dos nossos contentores é superior a 50 ciclos, o que nos permitiu reduzir a emissão de resíduos plásticos”, referiu Alberto Gutiérrez, CEO da empresa.

Para cumprir o seu compromisso com a economia circular e cuidar do ambiente, a empresa explicou que introduziu inovações no seu sistema de transporte, nos materiais utilizados para os seus produtos e nas melhorias relacionadas com a eficiência energética.

Além disso, salientou que obedece a uma gestão responsável das nascentes, onde a extração é efetuada respeitando a recarga natural do aquífero.

A Aquaservice destaca ainda que oferece água de “proximidade média”, com origem a menos de 150 quilómetros dos pontos de serviço, que distribui a partir da sua rede de 45 centros logísticos com a maior frota de camiões híbridos de Espanha, cada um deles capaz de reduzir o mesmo volume de CO2 que 140 árvores.

Big Data

A empresa trabalha com um sistema inteligente de rotas, utilizando técnicas de Big Data, para reduzir a distância percorrida por entrega em 40% nos últimos três anos.

Além disso, possui um sistema de entregas que reduz as emissões na última milha, constituído por um modelo de camiões-armazém, permitindo que 30% das entregas sejam feitas a pé no seu troço final.

No que respeita ao consumo energético, 100% provém de fontes renováveis (com garantia de origem certificada), incluindo a sua própria central fotovoltaica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aquaservice reduz pegada de carbono em 11% pelo segundo ano consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião